Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

VIRGO POTENS: A VIRGEM PODEROSA


Imagem da Virgo Potens, na lateral do altar, local da Aparição da Virgem Ima-
culada, na Capela Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, Rue du Bac

140, Paris.
Este grande universo, que contemplamos dia e noite, o qual chamamos mundo, está governado por leis fixas que o Criador lhe deu e, por meio dessas leis maravilhosas, está defendido de qualquer degeneração substancial. Pode ocorrer que uma parte desse mundo se rebele contra outra, pode também suceder que se produzam mudanças internas, porém, visto em seu conjunto, está constituído assim para durar indefinidamente. Por isso, o salmista diz: “O mundo está firme, jamais tremerá” (Sl 92,1).

Assim é o mundo da natureza; existe outro mundo todavia mais maravilhoso. Existe uma força, um poder, que altera e domina esse mundo visível, que suspende e altera suas leis; é o mundo dos anjos e dos santos, da Igreja santa e de seus filhos; e a arma da qual se vale para dominar essas leis é o poder da oração.

Por meio da oração se pode fazer tudo o que de maneira natural é impossível. Noé orou e Deus disse que nunca mais haveria outro dilúvio que submergisse a raça humana. Moisés orou e então caíram sobre a terra do Egito a dez pragas. Josué orou e o sol se deteve em seu caminho. Samuel orou e retumbou o trono e a chuva caiu nos campos de trigo. Elias orou e caiu fogo do céu. Eliseu orou e o morto voltou à vida. Ezequiel orou e o numeroso exército dos assírios foi derrotado e pereceu.
Antiga gravura da invocação da
Ladainha Lauretana: Virgo Potens

 (Virgem Poderosa). 


Por isso a Santíssima Virgem é chamada poderosa e, às vezes, também Toda-Poderosa, porque possui, mais que ninguém, mais que todos os anjos, mais que todos os santos, esse grande, esse poderoso dom da oração. Ninguém tem o acesso ao Toda-Poderoso tanto quanto sua Mãe; ninguém tem tanto mérito como Maria. Seu Filho não pôde negar nada do que Ela lhe pedia; daí vem o poder que possui. Sendo a defensora da Igreja, nem de cima e nem de baixo, nem de homens nem de espíritos, nem de grandes monarcas, nem das más intenções, nem da violência dos povos, algo pode chegar a nos fazer mal; a vida humana é curta, e Maria reina no alto; é Rainha para sempre.




Vide nossas duas publicações do início deste mês de Outubro, sob o título “A Virgem com o globo, a Virgem Poderosa ou Virgo Potens – Um Segredo ainda a Revelar”, Parte I e Parte II, pelas quais apresentamos a Virgem Imaculada em sua Aparição a Santa Catarina Labouré, na tarde do dia 27 de Novembro de 1830.



Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.



FONTE: Livro “Reflexões sobre a Virgem Santíssima”, Cardeal Newman (John Henry Newman), tradução Rodrigo Matsuki, Editoras Formato Livros de Formação e Factash Editora, São Paulo/2006, Cap. XXVII, pp. 94-96. O título é nosso.