Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

A VIRGEM COM O GLOBO, A VIRGEM PODEROSA OU VIRGO POTENS – UM SEGREDO AINDA A REVELAR – PARTE II


1ª Fase da Aparição do dia 27 de
Novembro de 1830, a Virgem com o
globo
O primeiro cuidado da Irmã Dufès, depois desta memorável confidência, foi entender-se com as duas Irmãs indicadas pela favorecida das visões da Mãe de Deus. Escreveu à Irmã Grant, que era então Superiora do hospital de Rion, e recebeu, datada de 24 de Junho de 1876, a seguinte resposta:

Sim, minha boa Irmã Dufès, a nossa Rainha apareceu sustendo o globo do mundo nas suas mãos virginais e benditas, aquecendo-o com o calor de seu afeto, mantendo-o à altura de seu coração misericordioso e olhando para ele com inefável ternura.

“Possuo ainda um esboço, desenhado há muito tempo, apresentando-a deste modo. Não sei se o encontrarei entre os papeis ou entre os livros, porque já faz muitos anos que este desenho foi feito. O digno e saudoso Padre Aladel, provavelmente, a pedido da Irmã das Visões, teve a ideia de perpetuar a lembrança deste fato, mandando desenhar uma segunda imagem, que representasse esta nova forma de aparição, mas esta imagem não foi publicada[1].
Ilustração da 1ª e 2ª Aparições de Nossa Senhora da Medalha
Milagrosa. Nos dois quadros à direita, vê-se a Fase 1 e Fase 2
da Aparição de 27 de Novembro de 1830: a Virgem com  o
globo, e a Virgem com os braços estendidos, em ambas der-
ramando raios (graças)

Aliás, essa nova visão em nada contradiz a primeira, porquanto a Santíssima Virgem se mostrou também nesta com os braços estendidos, derramando raios sobre o mundo, inundando-o de misericórdia, cobrindo-o, especialmente a França, com os seus dons inefáveis.

“Parece que no momento em que a augusta Virgem levantava o mundo à altura do seu coração materno, diamantes, safiras e toda a pedraria refulgente irradiavam de suas mãos benditas e cobriam nossa pobre terra, enchendo-a de misericórdia e de liberalidades. O mesmo aconteceu, quando as mãos se abriram, espalhando pelo mundo mil ondas de amor e de bênçãos. Como eu gosto de lembrar-me destas coisas!
Primeiro modelo da estátua da Virgem com
o globo, de Froc-Robert
 

“O que lastimo é que nosso venerando Padre Aladel não tenha deixado, ao menos em notas, as particularidades que, conforme me disse uma vez, não podia tornar públicas, porque a sua revelação no momento importava na pessoa que tivera a visão. Não ousei pedir-lhe nada neste sentido, visto como qualquer informação podia revelar-me quem era a Vidente. Eu, não obstante, tinha a certeza de que sabia quem era, porque por vezes ele me falou do insigne favor, deu-me a felicidade de escrever o que ditava, e de ouvir as suas piedosas e empolgantes reflexões sobre o assunto.

“São estas as informações que posso dar. Elas justificam o que, poucos anos mais tarde, dizia o Santo Cura D'Ars, falando de nós: Como a Santíssima Virgem quer bem à Irmãs de Caridade! Como vela continuamente por elas! – Estas palavras fazem-me estremecer de alegria. Se elas fossem conhecidas e compreendidas, parece-me que o noviciado seria insuficiente para conter o número de vocações. Mas devemos manter-nos sempre humildes como S. Vicente”.


Imagem confeccionada da Virgem
com o globo, presente na Capela
da Rue du Bac, 140, Paris, no
lado correspondente à Aparição
Esta carta da Irmã Grant bastou para pôr fim às perplexidades da Superiora de Reuilly. Com a aprovação dos Superiores, mandou-a fazer a estátua da Santíssima Virgem com o globo nas mãos, conforme as indicações da Vidente, pelo estatuário Froc-Robert[2].


A Irmã Catarina, ao ver a estátua, não pôde conter um gesto significativo de decepção. Apesar dos esforços do artista, ela afirmava que “a Santa Virgem era muito mais bela do que a imagem.[3] Mas ao menos acabara o martírio da sua vida, e com a consciência tranquila podia, agora, comparecer perante a sua Mãe do céu. Cumprira a sua missão.






__________________
[1] Este desenho ainda se conserva na Casa-Mãe, e data de 1841. Leem-se em baixo estas palavras; “A Santíssima Virgem sustém o globo do mundo nas mãos, iluminando-o de vivos clarões.”
[2] Na confecção da imagem (estátua), a Irmã Dufès observou todas as indicações da Vidente: “Nem demasiado jovem, nem demasiado sorridente, mas com uma seriedade misturada à tristeza, que desaparecia ao longo da visão, quando o rosto se iluminava de clarões de amor, principalmente no instante de sua prece.”, conforme traduziu Chavalier (cf. LAURENTIN, René. “Catarina Labouré Mensageira de Nossa Senhora das Graças e da Medalha Milagrosa”, Paulinas editora, são Paulo/2012, p. 101).
[3] Desde a encomenda ao escultou Froc-Robert, Irmã Catarina já desaprovava e não conseguia esconder sua decepção, tendo, ainda, Irmã Dufès com a Vidente percorrido diversas lojas de Saint-Suplice a fim de encontrarem um modelo (mais próximo possível da visão), sem êxito, entretanto (cf. Idem, p. 102).



ERRATA: Na postagem anterior ("A Virgem com o Globo, A Virgem Poderosa....Parte I"), na legenda da imagem do Padre Aladel, constou que sua morte se deu em "25 de Abril de 1965", quando o correto é: "25 de Abril de 1865", ou seja, pouco mais de onze anos antes da morte de Santa Catarina Labouré. 




Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.




FONTE: CASTRO, Pe. Jerônimo Pedreira de, C.M., “Santa Catarina Labouré e a Medalha Milagrosa”, Editora Vozes, 2ª edição/1951, Cap. VIII, pp. 222 a 226 – O texto foi revisto e atualizado, sendo o título, os destaques e parte das notas de rodapé são nossas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário