Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

As Aparições de 1830, Mãe de Todas as Aparições...

APARIÇÕES DA VIRGEM EM 1830: MÃE DAS APARIÇÕES DOS SÉCULOS XIX E XX - PARTE II

(Continuação da postagem anterior)

REMÉDIO FRENTE AO RACIONALISMO E AO MATERIALISMO

Este é outro fim de Maria ao aparecer a Catarina Labouré: Dar um antídoto ao racionalismo reinante e ao materialismo que estava por aparecer (desenvolver-se).

No centenário das aparições de Lourdes, o Cônego Barthas tomou à mão um livro: "De la Gruta a la encina verde (de Fátima)", pelo qual mostrou que nas manifestações marianas de 1830 a 1953 (Siracusa) – data mais provável – são a revelação progressiva das riquezas do Coração Imaculado de Maria, como antídoto às falsas místicas dos séculos XIX e XX. Analisa particularmente os casos de Lourdes e de Fátima e mostra que Lourdes foi um remédio ao racionalismo e Fátima ao ateísmo. Pois bem, ambas manifestações são intervenções da Imaculada.

LOURDES: REMÉDIO FRENTE AO RACIONALISMO

A Imaculada Concepção revelada em Lourdes foi um remédio providencial contra o racionalismo. Os Papas Gregório XVI e Pio IX, já haviam compreendido que o dogma da Imaculada Concepção era um contrapeso aos erros modernos. Pio IX, sobretudo, havia captado o nexo real entre este dogma mariano, que se encontra no centro dos mistérios da salvação e as negações ou alterações da verdade provocadas pelo racionalismo. Por este motivo sobretudo, definiu a Imaculada Concepção, dogma que Maria devia confirmar quatro anos mais tarde em Lourdes.

FÁTIMA: REMÉDIO FRENTE AO ATEÍSMO

Por outro lado a revelação do Coração Imaculado de Maria e do Rosário em Fátima constituiu um remédio contra o ateísmo. Maria se manifestou aqui ao mesmo tempo que estava na Rússia a revolução vermelha e declarava a respeito: «Se fizerem o que peço (recitação diária do Rosário e consagração do mundo a seu Coração Imaculado) haverá paz e a Rússia se converterá.»

Ora, ao aparecer na Capela da rua du Bac em 1830 e trazer a Medalha, a Virgem já se declara Imaculada em sua Concepção e anuncia a devoção ao seu Coração Imaculado. Sobre a Medalha faz escrever: «Ó Maria concebida sem pecado...!»; é o equivalente ao que dirá em Lourdes: «Eu sou a Imaculada Conceição». Começa, portanto, em 1830 a combater o racionalismo. Na outra parte da Medalha (no verso) está seu Coração Imaculado ao lado do Coração de Jesus.

Anuncia de antemão a luta contra o materialismo que não ia tardar em aparecer. É evidente que as aparições da Virgem estão relacionadas com as necessidades das almas e da Igreja. Estão voltadas à natureza dos erros que era especialmente urgente combater. Assim, porque desde que conheceu as manifestações da Capela da rua du Bac, o Papa Gregório XVI favoreceu com todo seu influência a devoção à Medalha Milagrosa.

Porque justamente em nosso tempo, no qual o materialismo, teórico ou prático, traz o risco de submergir tudo, mais que nunca é necessário que nos voltemos à Imaculada, que escutemos as recomendações do Imaculado Coração de Maria, para o qual já nos orientava a Medalha (Milagrosa) e repitamos sem cessar a invocação: «Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós!».





Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.







FONTE: excertos extraídos do artigo denominado "Medalha Milagrosa: Explicações das Aparições", por René Laurentin, capturado em http://www.misevi.org/docs_web/esp/art/mm_explicacion/mm_explicacion_total.htm, traduzido e adaptado por nós para o português do Brasil - O título é nosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário