Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

As Aparições de 1830, Mãe de Todas as Aparições...

APARIÇÕES DA VIRGEM EM 1830: MÃE DAS APARIÇÕES DOS SÉCULOS XIX E XX - PARTE I  


O que primeiro impressiona nas aparições da Capela da rua du Bac, quando as comparamos com as manifestações posteriores da Santíssima Virgem, aprovadas pela Igreja, são as numerosas relações existentes com as últimas.

Não somente é necessário relacioná-las com as outras quatro grandes manifestações marianas que se sucederam na França ao longo do século XIX: em 1846 em la Salette; em 1858 em Lourdes; em 1871 em Pontmain; em 1876 em Pellevoisin, como também assinalar sua conexão com as de Fátima em 1917.

As aparições de 1830 contém o gérmen de todas as outras. São como o resumo de tudo o que Maria dirá cada vez com mais claridade e insistência em suas manifestações sucessivas. Maria tem um plano que vai se desenrolar com maior precisão nas outras intervenções. Como se tem dito: a aparição a Santa Catarina Labouré é a aparição mãe da qual se originaram todas as demais.

Deste ponto de vista, as manifestações posteriores da Santíssima Virgem podem também nos ajudar a encontrar o sentido de tal ou qual detalhe simbólico das aparições da Capela da rua du Bac. Assim, no transcurso de suas aparições posteriores dos séculos XIX e XX, Maria vai insistir mais e mais sobre o Rosário. 

Em Salette, onde fala também abundantemente por símbolos, Maria leva ao redor de sua coroa, nas bordas de seu lenço e de seu vestido, rosas da cor rosada, rocha e ouro. Não há que se duvidar: Maria quer nos falar do Rosário com seus mistérios gozosos, dolorosos e gloriosos.


Em Lourdes é ainda mais precisa, leva o Rosário em seu braço, toma-o entre seus dedos, faz sinais a Bernadette para que o reze, se associa também à reza passando as contas do Rosário, dizendo o Glória ao Pai juntamente com a menina. Enfim, em Fátima, porém, será mais explícita: Maria aparece seis vezes e a cada vez pede a reza diária do Rosário. E em sua última aparição, em 13 de outubro de 1917, declara:


"Sou Nossa Senhora do Rosário. Desejo que se construa aqui uma Capela em honra minha e que se continue rezando o Rosário todos os dias."

Havendo dito isto, seria desconcertante não se encontrar o anúncio do Rosário em 1830. Com efeito, como veremos mais adiante, parece correto afirmar-se que os quinze anéis esmaltados com pedras preciosas que Maria leva em cada mão, não têm outro significado senão os quinze mistérios do Rosário. A constatação destas relações com as manifestações posteriores de Maria, mostra-nos, por conseguinte e de antemão, a importância e a riqueza das aparições a Catarina Labouré.

ASSENTA (FIRMA) O DOGMA DA IMACULADA CONCEIÇÃO

Parece comprovado que a Medalha Milagrosa suscitou a corrente de fé e desejada invocação, por assim dizer-se, o grau de pressão espiritual necessária para a definição dogmática de 1854.

Com efeito, é devido às milhões de medalhas que a Medalha da Imaculada Conceição (como se chamava a princípio), rapidamente se expandiu como um rastro de pólvora, não só na Europa, senão também em todo o mundo, semeando graças de conversões e frequentes milagres, daí o nome que lhe outorgou a voz do povo: "Medalha Milagrosa".

Desde 1833 (a medalha começou a ser cunhada em 1832) chegam cartas de bispos à rua du Bac ou ao arcebispado de Paris para atestar que a fé renascia, que a oração florescia de novo; movimentos de conversão manifestavam a razão da difusão da medalha de Maria sem pecado concebida, revelada em Paris. Por isso, em todas as partes reclamavam a famosa medalha, não só as pessoas, como também paróquias inteiras e ainda dioceses, por meio de seus párocos e bispos, de maneira que a invocação "Oh Maria concebida sem pecado...", que chegou a ser como uma oração-jaculatória dos anos de 1830 a 1850, preparava todos os corações católicos para o ato solene pelo qual Pio IX proclamaria, em 8 de dezembro de 1854, como dogma de fé e que devia ser crido por todo o mundo, o fato de que Maria foi preservada do pecado original desde o primeiro instante de sua Concepção.

Esta contribuição da Medalha Milagrosa à criação do ambiente adequado para proclamação deste dogma (Imaculada Conceição), foi reconhecida no Congresso Romano do Cinquentenário da definição da Imaculada Conceição em 1904.


Foi firmado também pelo Ofício Litúrgico de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. A Providência Divina tudo conduz maravilhosamente. A definição dogmática de 1854 foi preparada pelas aparições da rua du Bac e confirmada magnificamente pelas de Lourdes em 1858.

Continua ...







Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.




FONTE: excertos extraídos do artigo denominado "Medalha Milagrosa: Explicações das Aparições", por René Laurentin, capturado em http://www.misevi.org/docs_web/esp/art/mm_explicacion/mm_explicacion_total.htm, traduzido e adaptado por nós para o português do Brasil - O título é nosso.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário