Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

A Medalha Milagrosa ...

A Medalha Milagrosa


Nesta capela escolhida por Deus, a Virgem Maria veio revelar a sua identidade através de um pequeno objeto, uma medalha para todos, sem distinção!

Em 431 o Concílio de Éfeso proclamou o primeiro dogma mariano: Maria é a Mãe de Deus. A partir de 1830, a invocação "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós" que sobe para o céu, mil vezes repetidas por mil corações dos cristãos em todo o mundo, com o mesmo pedido da Mãe de Deus, vai produzir o seu efeito!
Medalha milagrosaEm 08 de dezembro de 1854 Pio IX proclamou o dogma da Imaculada Conceição: uma singular graça em previsão dos méritos da morte de seu Filho, Maria foi imune de toda mancha, desde o início de sua concepção. Quatro anos depois, em 1858, as aparições de Lourdes irão confirmar a Bernadette Soubirous o privilégio da Mãe de Deus.
O Imaculado Coração Maria é o primeiro adquirido pelos méritos de Jesus Cristo. É luz para nossa terra....
Alguns meses depois das aparições, a irmã Catarina foi designada para o Hospício de Enghien (Paris 12), para cuidar de idosos. Lá ela irá trabalhar, mas àquela voz interior insiste: é necessário fazer cunhar a medalha. Catarina expõe ao seu confessor, o Padre Aladel.
Em fevereiro de 1832 eclodiu em Paris uma terrível epidemia de cólera que vai fazer mais de 20.000 mortos. As Filhas da Caridade começaram a distribuir, em junho, as primeiras 2.000 medalhas a pedido do Pe. Aladel. As curas começam a ocorrer, são diversos relatos de proteções e conversões. A medalha em pouco tempo se torna popular, e o povo de Paris passa a chamá-la de medalha de "milagrosa". 
No Outono de 1834 já existem mais de 500.000 medalhas cunhadas. Em 1835, são mais de um milhão em todo o mundo. Em 1839, a cunhagem atingem mais de dez milhões de cópias. No ano da morte de Irmã Catarina, em 1876, já há mais de um bilhão de medalhas cunhadas
As palavras e desenhos gravados sobre o reverso da moeda expressão uma mensagem sob três aspectos inter-relacionados.
"Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós".
A identidade de Maria é revelada explicitamente na Medalha: a Virgem Maria é isenta de pecado, desde sua concepção. Esse singular privilégio foi concedido em previsão dos méritos da paixão de seu Filho Jesus, o Cristo, e daí deriva sua onipotência suplicante em favor daqueles que a Ela recorrem. É por isso que a Virgem convida todas as pessoas a recorrerem à sua intercessão nas dificuldades das vidas.
serpantSeus pés pisam uma metade da esfera e esmagam a cabeça de uma serpente. A semi-esfera é a metade do globo, o mundo. A serpente, entre os judeus e cristãos, representa Satã e as forças do mal.
A Virgem Maria engaja-se no combate espiritual, o combate contra o mal, do qual o mundo é o campo de batalha. Ela nos chama a entrarmos também na lógica de Deus que não é a lógica do mundo. É esta a graça autêntica de conversão que o cristão deve pedir a Maria, para transmiti-la ao mundo.
rayonsMMSuas mãos estão abertas e seus dedos estão adornados com anéis revestidos de pedras preciosas, de onde saem raios que caem sobre a terra, ampliando-se para baixo.
O brilho desses raios, bem como a beleza e a luz da aparição, descritas por Catarina, convidam, justificam e alimentam nossa confiança na fidelidade de Maria (os anéis) para com seu Criador e seus filhos, na eficácia de sua intervenção (os raios de graça que caem à terra) e na vitória final (a luz), pois, Ela, a primeira discípula, foi a primeira resgatada.
A medalha, no seu reverso, contém uma inicial e figuras que nos introduzem no segredo de Maria.
A letra "M " é encimada por uma cruz.
letra M
O "M" é a inicial do nome de Maria, a cruz é a Cruz de Cristo. Os dois sinais entrelaçados mostram o vínculo inseparável entre Cristo e sua Mãe. Maria está associada com a missão redentora da humanidade através do seu Filho Jesus, e participa de sua Paixão unindo ao sacrifício redentor de Cristo o seu sacrifício.
Abaixo, dois Corações, um cercado por uma coroa de espinhos, o outro trespassado por uma espada.
corações MM

O coração cercado de espinhos é o Coração de Jesus. Lembra o episódio cruel da Paixão de Cristo contada nos Evangelhos, antes de ser condenado à morte. Simboliza sua paixão de amor para os homens. 
O coração trespassado por uma espada é o Coração de Maria, sua Mãe. Lembra a profecia de Simeão nos Evangelhos, no dia da Apresentação de Jesus no Templo de Jerusalém por Maria e José. Significa que em Maria habita o amor de Cristo, ou seja, seu amor por nós; pela nossa salvação, Ela aceita o sacrifício de seu próprio Filho. 
A união dos dois Corações expressa que a vida de Maria é uma vida de intimidade com Jesus.
12 MM estrelasAs Doze estrelas gravadas ao redor.
Elas correspondem aos doze Apóstolos e representam a Igreja. Ser Igreja é amar Cristo e participar de sua paixão pelo mundo. Cada batizado é convidado a participar na missão de Cristo, unindo seu coração aos Corações de Jesus e Maria.
A medalha é um convite à conversão pessoal, uma escolha, como Cristo e Maria, do caminho do amor como dom total de si.




 Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail. Cadastre-se abaixo.

FONTE: http://www.chapellenotredamedelamedaillemiraculeuse.com/apparitions-et-medaille/medaille-miraculeuse/ - Texto traduzido e adaptado por nós ao português do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário