Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

A PREDESTINAÇÃO DA VIRGEM IMACULADA


Nossa Senhora de Belém. Óleo sobre tela de Melchior
Paul Deschwanden - 1873. Acervo da Catedral Metro-
politana de Belém, Pará-Brasil
Estamos a poucos dias da grande Solenidade do Natal do Senhor, já celebrando sua Novena Preparatória, e hoje, em especial aos que celebram o Ofício Divino, é o dia da Antífona Maior do Advento: «Ó sol nascente justiceiro / resplendor da Luz eterna: / Oh! Vinde e iluminai os que jazem entre as trevas / e, na sombra do pecado e da morte, estão sentados.»1.

A antífona deste dia faz referência ao Deus da Luz, Nosso Senhor Jesus Cristo, o Emanuel, o “Sol nascente justiceiro”, que veio ao mundo para ser a luz de seu povo (Is 60,19-20), para «o povo que andava nas trevas viu uma grande luz!» (Is 9,1). Portanto, se é certo que Cristo é o “astro-rei”, a estrela mais brilhante que se vislumbra no céu e cuja luz brilha no dia da salvação, não é menos certo também que a piedade cristã chama Maria Santíssima de a “Estrela da Manhã”, que vem antes do sol, como a preparar a vinda do astro maior, Jesus Nosso Senhor: Essa Estrela – que é o Sol, representação de Jesus – é sempre prenunciada por outra estrela da manhã cuja luz é um reflexo brilhante do Astro-Rei: Maria anuncia Jesus e conduz os homens a Jesus2.

Celebrar, portanto, a Natividade do Salvador, remete-nos, por conseguinte, aos desígnios de Deus para a humanidade, muito antes de todo começo, antes de tudo que conhecemos, Nossa Senhora já estava predestinada a ser a Mãe do Verbo Encarnado, ou como a Ela se dirigem as palavras do Pe. Júlio Maria: E no esplendor do conhecimento infinito, no qual se envolve a augusta Trindade, e também os seres futuros, no amor que ela tributa às criaturas privilegiadas que existirão um dia, o Altíssimo predestinava a gloriosa e imaculada Virgem, dotando-a de antemão de todas as belezas e de todas as grandezas que uma criatura possa encerrar.3

E prossegue, com sabedoria e propriedade, discorrendo sobre a “Predestinação” da Virgem Imaculada: É assim que apareceu desde o começo (Prov 8, 23). Antes de todo começo, ab aeterno ordinata sum, a radiosa figura da Virgem-Mãe, objeto das complacências eternas da adorável Trindade, objeto de amor e de admiração para os mortais.
A Imaculada Conceição

Desde o começo já se lhe podem aplicar as célebres Palavras de S. Bernardo: Sic est voluntas Dei qui totum nos voluit habere per Mariama vontade de Deus é que tudo nos venha pelas mãos de Maria. Tudo por ela, nada sem ela.

Desde toda a eternidade havia Deus decidido que seu Verbo se faria carne e se revestiria da natureza humana. Mas a encarnação do Filho de Deus união da terra e do céu estava tão intimamente unida, nos decretos eternos, à maternidade divina de Nossa Senhora, que se eternamente o Verbo ocupou o pensamento de Deus, esta previsão devia naturalmente juntar-se à de Maria, Mãe de Deus. E então pode-se dizer com razão: E estava ai a Mãe de Deus Et erat mater Jesu ibi (Jo 2, 1-5).

De uma maneira especial Maria foi escolhida antes de todos os tempos para a realização desta inefável obra da misericórdia divina. 'A Mãe de Deus, diz Suarez, estava inseparavelmente unida ao seu divino Filho, nos decretos do Eterno'.

Eis por que a Igreja procura escolher sempre os próprios termos da Escritura Sagrada, que falam da sabedoria incriada e representam as suas origens eternas, para deles fazer aplicação à Santíssima Virgem, que foi, nos imutáveis desígnios de Deus, o objeto do mesmo decreto que a encarnação do Verbo divino4.

«O Senhor me possuiu no principio dos seus caminhos, desde o princípio, antes que criasse coisa alguma. Desde a eternidade fui constituída, e desde o principio, antes que a terra fosse criada. Ainda não havia abismos e eu já estava concebida; ainda as fontes das águas não tinham brotado, ainda não tinham assentado os montes sobre a sua pesada massa; antes de haver outeiros e eu tinha já nascido. Ainda ele não tinha criado a terra nem os rios, nem os eixos do mundo. Quando ele preparava os céus, eu estava presente; quando, por uma lei inviolável, encerrava os abismos dentro dos seus limites; quando firmava lá no alto a região etérea, e quando equilibrava as fontes das águas; quando circunscrevia ao mar o seu termo, e punha lei às águas, para que não passassem os seus limites; quando assentava os fundamentos da terra, eu estava com ele, regulando todas as coisas» (Prov 8, 22-28).

É, portanto, com muita razão que a Virgem Maria é chamada a «Primogênita antes de todas as criaturas primogênita ante omnem creaturam» (Eclo 24, 5), assim como Jesus Cristo nos é apresentado como «Primogênito de toda criatura Primogenitus omnis creaturae» (Cl 1, 15).

São Bernardo, ilustre apologista da Mãe de Deus, resumindo todos os piedosos transportes da tradição católica acerca desta verdade, assim se exprime: Ó Maria, vós precedestes a todas as criaturas no pensamento do Eterno, de preferência a todas as outras, mesmo as mais favorecidas; fostes escolhida e predestinada para ser a mãe do homem-Deus, nosso Salvador.
A Virgem Poderosa com o globo nas mãos.

Tal é, portanto, o segredo admirável da predestinação da Santíssima Virgem. Mas, como sondar este abismo? Nenhuma palavra humana poderia traduzir convenientemente estas maravilhas; língua alguma, fosse ela angélica, nos poderia revelar a compreensão deste grande mistério, nem penetrar nas profundezas deste santuário, onde Deus habita cercado e aureolado de uma luz inacessível.

E é somente pelo estudo dos diferentes aspectos e consequências da predestinação, assim como das intimas relações existentes entre Maria Santíssima e o seu divino Filho, que chegaremos a conceber uma pálida ideia da sublimidade deste grandioso mistério.”5

Concluamos, portanto, com o seguinte cântico mariano:

AVE MARIA, ESTRELA DA MANHÃ6

Ave Maria, estrela da manhã
Tu que velaste esta noite por nós
Roga por nós que começamos este dia
Roga por nós por toda a nossa vida.
Ave Maria

Ó Mãe bendita, dá-nos o teu Filho
Que tu trouxeste no teu seio por nós
Nasceu por nós para nos libertar da morte
Morto por nós para nos conduzir à vida.
Ave Maria

Cheia de Graça, Luz do caminho
Onde há a vida preparada para nós
Pede por nós misericórdia ao Senhor
Pede por nós que nos dê a sua paz.
Amém




FELIZ  


ABENÇOADO 


    NATAL  

     A    

  TODOS  !








Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.



__________________________
1 cf. “Liturgia das Horas Segundo o Rito Romano”, Vol. I Tempo do Advento e Tempo do Natal, Editoras Paulus, Paulinas, Vozes e Ave-Maria/1999, p. 322.

2 VAZ, Dom José Carlos de Lima. “O Louvor a Maria Comentários sobre as Invocações da Ladainha de Nossa Senhora”, Edições Loyola/2005, 34ª Invocação: Maria, Estrela da Manhã, p. 111.

3 LOMABERDE, Pe. Júlio Maria. “Por Que Amo Maria”, Edições Paulinas. 1960, Primeiro Motivo: A Vontade de Deus, p. 19.

4 Pio IX, bula Ineffabillis, 1854.

5 LOMBAERDE, Pe. Júlio Maria. op. cit. p.19 a 21.