Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!

segunda-feira, 3 de setembro de 2018


ATO DE CONSAGRAÇÃO DA FILHA DE MARIA NA PIA UNIÃO


"Ó Virgem Imaculada, protegei a nossa Pia União e que todas as suas filhas
 sempre tragam o digno, doce e querido nome de FILHA DE MARIA
"
(tradução livre)

O ato de consagração se realiza nos dias das festas de Imaculada Conceição, de Santa Inês e de encerramento do mês mariano. A cerimônia tem início com o cântico Ave Maris Stella; depois o Padre realiza uma oração; em seguida, a aspirante acompanhada pela diretora ou mestra se aproxima do altar de Nossa Senhora e, sustentando uma vela acesa na mão, responde ao Padre o seguinte interrogatório:

Padre – Jovem cristã, que motivo vos traz aos pés do altar de Maria Imaculada?

Aspirante – Revmo. Padre, o ardentíssimo desejo de ser admitida no numero das Filhas de Maria.

Padre – Prometeis observar fielmente os estatutos e o regulamento das Filhas de Maria da Virgem Imaculada e todas as práticas devotas da nossa Pia União?

Aspirante – Sim, revmo. Padre, prometo, com a graça de Deus e a proteção de Maria Santíssima e da Virgem Santa Inês ser fiel na sua observância, durante todo o tempo da minha vida.

Padre – Prometeis além disto esforçar-vos por adquirir as virtudes em que devem assinalar as Filhas de Maria, especialmente a pureza, a humildade, a obediência e a caridade?

Aspirante – Sim, revmo. Padre, prometo aplicar todas as forcas em praticar estas virtudes, à imitação da nossa Mãe Santíssima e Imaculada.

Padre – Estais disposta a fazer o vosso ato de consagração a Maria?

Aspirante – Sim, revmo. Padre, pois que durante todo o tempo da minha vida provação foi este sempre o meu único desejo.

Padre – Pois bem, visto os fervorosos desejos e as boas disposições que mostrais, nós vos admitimos com prazer no numero das Filhas de Maria. E para que sejam mais sagradas e solenes as vossas promessas, fazei-as na presença das vossas irmãs espirituais o ato de consagração à Virgem Imaculada.

ATO DE CONSAGRAÇÃO

Ó Maria concebida sem pecado, eu, querendo hoje colocar-me sob a vossa especial proteção, elejo-vos por minha protetora e advogada, por minha Mãe e Senhora. Prostrada aos vossos pés prometo firmemente empregar todos os esforços em promover a vossa glória e propagar o vosso culto. De hoje em diante quero fazer profissão de ser toda vossa, de seguir as vossas pisadas e de imitar as vossas virtudes, especialmente a vossa angélica pureza virginal, a vossa profundíssima humildade, a vossa perfeitíssima obediência e a vossa incomparável caridade. Isto prometo solenemente, junto do vosso altar, em presença de toda a corte celeste. Obtende-me, ó terna Mãe, a graça de ser fiel a esta promessa durante toda a minha vida, para merecer a graça especial de ser vossa Filha por toda a eternidade. Assim seja.


❀ ❀ ❀ ❀ ❀

Prosseguindo a solenidade, o Padre benze a medalha e a entrega à nova Filha de Maria, recomendando-a fidelidade no cumprimento dos seus deveres, tanto da associação quanto nos do seu dia a dia; depois lhe entrega o Manual da associação, o qual traz na primeira página um diploma e ao término da cerimônia o Padre faz uma oração e todos os presentes entoam o hino Magnificat.

O Magnificat
(Lucas 1, 46-56)

"A minha alma glorifica ao Senhor
E meu espírito exulta de alegria
em Deus, meu Salvador,
Porque olhou para a sua pobre serva.
Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações,
porque realizou em mim maravilhas,
aquele que é poderoso e cujo nome é Santo.
Sua Misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem.

Manifestou o poder do seu braço:
Desconcertou os corações dos soberbos.
Derrubou do trono os poderosos
e exaltou os humildes.
Saciou de bens os indigentes
e despediu de mãos vazias os ricos.
Acolheu a Israel, seu servo,
lembrado de sua misericórdia,
conforme prometera a nossos pais,
em favor de Abraão e de sua posteridade, para sempre."

Glória ao Pai, ao Filho, e ao Espírito Santo.
Assim como era no princípio, agora e sempre,
por todos os séculos dos séculos. Amém."

O Magnificat
(em Latim)

Magnificat anima mea Dominum
Et exultavit spiritus meus in Deo salutari meo.
Quia respexit humilitatem ancillæ suæ:
ecce enim ex hoc beatam me dicent omnes generationes.

Quia fecit mihi magna qui potens est, et sanctum nomen eius.
Et misericordia eius a progenie in progenies timentibus eum.
Fecit potentiam in brachio suo,
dispersit superbos mente cordis sui.
Deposuit potentes de sede et exaltavit humiles.
Esurientes implevit bonis et divites dimisit inanes,
Suscepit Israel puerum suum recordatus misericordiæ suæ,
Sicut locutus est ad patres nostros,
Abraham et semini eius in sæcula.

Gloria Patri, et Filio, et Spiritui Sancto
Sicut erat in principio, et nunc, et semper,
et in saecula saeculorum. Amen”




Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário