Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA PROTEGEU MILAN EM UM CAMPO DE TRABALHO COMUNISTA



"O governo colocou muitos bispos e sacerdotes na prisão sob falsas acusações de espionagem, armazenarem armas e acusações semelhantes sem fundamento"


O Dr. Milan Beres tinha quinze anos quando lhe foi dada, pela primeira vez em sua vida, uma medalha da Imaculada, popularmente conhecida como Medalha Milagrosa. Começava a década de 1950 e estava bem ciente dos riscos em dar ou usar esses objetos na Tchecoslováquia, que era governado pelo Partido Comunista ...
"Erradicar a religião era um objetivo governamental e começou por suprimir qualquer expressão pública de atividade religiosa. Professores e funcionários das posições mais altas cancelaram formalmente todos os laços com paróquias, sob a ameaça de perder seus empregos. O governo colocou muitos bispos e sacerdotes na prisão sob falsas acusações de espionagem, armazenarem armas e outras acusações semelhantes, todas sem fundamento. Nessas circunstâncias, seminaristas e sacerdotes passaram a viver na clandestinidade", atesta Milan.

Recorda que a seu grupo de amigos se juntou um jovem um pouco mais velho e que, todas as vezes que saiam a passeio – preservavam-se de ouvidos e olhos indiscretos –, para falar sobre moral e temas religiosos. Depois de algum tempo de amizade, ele deu a cada um uma valiosa medalha onde está cunhada a imagem de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa (festa em 27 de novembro).

"Contou-nos a história da origem da Medalha e nos pediu que orássemos uns pelos outros todos os dias, ao meio-dia: Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai ... e a breve oração: "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!", confirma Milan, assinalando que depois de muitos anos descobriram que aquele amigo era um dos seminaristas – que logo se tornaria padre – e que tinha sido forçado a viver na clandestinidade. 
Sem medo de mostrar sua fé
No verão seguinte, após receber a Medalha, Milan junto com milhares de jovens – como era habitual naquele regime – deveria participar de algum campo de trabalho comunista. Seu ofício era o de ajudante na construção de prédios de apartamentos. Recorda bem que, naquela época, não havia guindastes ou tecnologia avançada para transportar materiais para os andares superiores, assim, utilizavam uma plataforma rudimentar sustentada por polias construídas ao lado do andaime. O motor para impulsionar a espécie de "jaula", lembra Milan, estava na base com todas as grandes engrenagens, rodas e polias expostas e em movimento.
Lembra que também não usavam roupas e sapatos especiais, tão somente um par de calções e uma camisa que, no caso de Milan, deixava ver sua medalha em uma fina corrente de prata. "Um dia, o supervisor apontou para a minha Medalha e disse que não a tomaria. Não parecia uma ordem severa. Ele estava preocupado que eu pudesse ter problemas e ser acusado de "fanatismo religioso", uma acusação comumente usada para perseguir os crentes. Claro que não havia nenhum problema para a segurança (do trabalho), então não a tirei".
Maria estava comigo
Alguns dias depois, quando Milan passava perto do motor que movia o rudimentar elevador com materiais, um ruído repentino do misturador de cimento lhe distraiu ... "Eu tropecei e cai num emaranhado de polias e engrenagens em movimento."
Seus colegas de trabalho que estavam mais próximos correram para o ajudar. Pararam o motor e o tiraram – temendo por sua vida – colocaram-lhe "suavemente" no chão, lembra Milan. No entanto, para a surpresa de todos, o jovem se levantou e a primeira coisa que fez foi levar a mão ao pescoço procurando a amada Medalha Milagrosa. "Eu encontrei a corrente quebrada enrolada em minha camisa, com a Medalha ainda pendurada. Estava um pouco abalado, mas não sentia nenhuma dor. Além de um pequeno hematoma no meu ombro esquerdo, não havia outros sinais de ferimento".
O Dr. Milan Beres (retrato ao lado) vive hoje com sua esposa e dois filhos em Connecticut (Estados Unidos), onde chegou como emigrante em 1968 fugindo do regime comunista. Ele permanece fiel à sua devoção mariana, agradecendo a explícita mediação da Santíssima Virgem Maria em sua vida. "Creio que Maria estava comigo naquele dia, e fico feliz porque estava com minha medalha. Eu ainda a conservo comigo, embora tenha perdido o contato com o sacerdote que me deu." Seu testemunho faz parte do conteúdo do site oficial do "Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa" (140 rue du Bac 75340 Paris Cedex 07), e pode ser acessado on-line para enviar suas intenções particulares clicando aqui.
Breve história da medalha milagrosa
Entre as medalhas que têm relação com a devoção mariana, uma das mais valorizadas pelos fiéis é a medalha da Imaculada, conhecida em todo o mundo com o nome de: Medalha Milagrosa.
Originou-se nas aparições da Santíssima Virgem Maria, no ano de 1830, a uma noviça das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, Santa Catarina Labouré, numa capela hoje localizada no nº 140 da rue du Bac em Paris ( França).
"Fazei cunhar uma medalha com este modelo; todas as pessoas que a trouxerem receberão muitas graças, especialmente os que a trouxerem ao pescoço. As graças serão mais abundantes para as pessoas que a trouxerem com confiança", afirmou a Santíssima Virgem Maria em 27 de novembro de 1830, em Paris, a Santa Catarina Labouré.

No seu simbolismo explícito, a Medalha Milagrosa contém os mistérios da fé cristã. Evoca a Encarnação e a Redenção de Jesus Cristo, os desígnios do amor salvífico de Deus manifestado na Imaculada Conceição, o amor do Coração de Cristo e o de Sua Mãe para todos os homens, a maternidade universal da Santíssima Virgem Maria, o mistério redentor confiado à Igreja, e as relações entre o céu e a terra.
São contados aos milhares que contam e testemunham ter recebido graças de Deus ao usar a Medalha. Sejam fieis anônimos de todo o mundo, homens, mulheres, bispos e até papas. Se você deseja conhecer mais detalhes sobre a Medalha Milagrosa, sua Novena e temas relacionados, acesse on-line os conteúdos em [português] espanhol, que de Paris disponibiliza o Santuário clicando aqui.


Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.



FONTE: Artigo publicado no site “PortaLuz”: https://www.portaluz.org/nuestra-senora-de-la-medalla-milagrosa-protegio-a-milan-en-un-2424.htm, traduzido por nós para o português do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário