Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!

quarta-feira, 27 de março de 2019


MEMÓRIA MENSAL DE REVELAÇÃO DA MEDALHA MILAGROSA


Anverso da Medalha Milagrosa

SIMBOLISMO DA VIRGEM DA MEDALHA


A arte cristã admite certa categoria de imagens, nas quais se encontram reunidas, como numa vista panorâmica, todas as prerrogativas da Virgem Mãe de Deus. São imagens de simbolismo múltiplo. Entre estas, assim nos parece, está a imagem da Medalha Milagrosa.

Várias vezes em suas obras o Padre Broussolle pôs em relevo o valor artístico da Virgem de 1830, provando que a Manifestação de 27 de Novembro apresenta um simbolismo múltiplo, e não obstante único, que faz aparecer a Virgem Imaculada sob um aspecto inteiramente novo, numa beleza transcendente e sobrenatural, e, como dizia a Vidente: numa beleza que só ela possui.

Maria aparece à Irmã Catarina de pé, calcando vitoriosamente a cabeça de serpente, na sua missão de nova Eva. De acordo com a mais antiga e mais autorizada Teologia, esta atitude é o melhor símbolo do poder que teve a Mãe de Deus sobre o demônio, desde a origem. Além disto, a invocação escrita, com letras de ouro, em redor do quadro, diz explicitamente: Maria, concebida sem pecado. É, pois, a Imaculada Conceição o primeiro mistério, que a Manifestação afirma de modo indubitável1.
A Virgem Imaculada esmagando a cabeça da serpente infernal
(Foto: Aleteia)

Alguns críticos queixam-se que falta à Virgem da Medalha o complemento obrigatório, dizendo: “Por que privar esta augusta Mãe do Filho, que é toda a sua glória e a razão primordial de toda a sua felicidade? É interpretar mal o mistério da Encarnação. Para bem exprimi-lo, nada se devia acrescentar ou suprimir à iconografia antiga. Sempre, desde que se começou a representar esta imagem, quase divina, de Maria, apresentavam-na tendo nos braços ou nos joelhos o Verbo Eterno, que se fez seu Filho, esta tradição foi contínua, através dos séculos.”

A Manifestação de 1830 teria vindo assim, segundo esses críticos, destruir o edifício laboriosamente construído ao correr dos séculos, sob a inspiração do Espírito Santo.

Mas a verdade é inteiramente outra: a Virgem da Rua du Bac, longe de destruir a obra secular da tradição, veio, ao contrário, coroá-la e dar-lhe consagração definitiva. Por outras palavras: a Imaculada Conceição, no simbolismo total da Virgem da Medalha não se separa dos outros privilégios, que unem estreitamente a Mãe de Deus ao seu divino Filho. Tal será a resposta direta aos tais críticos.




USE A MEDALHA MILAGROSA



Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.


_________
1 J. C. Broussolle. De la Conception Immaculée, p. 106.


Fonte: livro “Santa Catarina Labouré e a Medalha Milagrosa”, Pe. Jerônimo P. de Castro, CM, Editora Vozes, 1951, pp. 106-108. Texto revisto e atualizado, com alguns destaques nossos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário