Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!

quinta-feira, 12 de abril de 2018

A Virgem Imaculada e a Medalha Milagrosa


DEVOÇÕES À VIRGEM IMACULADA DA MEDALHA MILAGROSA


As práticas mais comuns para honrar a Virgem Milagrosa são, além da Novena anual (festiva) no mês de novembro de cada ano, a Visita Domiciliar ou Domiciliária, a Novena Perpétua Semanal ou Oração Comunitária Semanal, e a do dia 27 de cada mês (espécie de memória mensal). A título de exemplo e sugestões, transcreve-se abaixo alguns modelos, como para a Visita Domiciliar, a Oração Comunitária Semanal… 

1. Oração da Família diante da Imagem na Visita Domiciliar (Família que recebe a imagem)

Virgem Maria, sejas bem-vinda em nosso lar. Nós, que abrimos com satisfação as portas de nossa casa aos nossos amigos, enchemo-nos de especial alegria com tua visita. Vós sois nossa melhor amiga, companheira de nosso caminho, e nossa Mãe.

Quando o Anjo te disse que tua prima Isabel também havia concebido um filho, correstes à sua casa para compartilhar com ela sua alegria e tua alegria, prestar-lhe teus serviços e comunicar-lhe, com tua presença, a grande notícia: que o Filho de Deus havia se encarnado em tuas entranhas.

Assunta ao Céu, não deixastes de continuar visitando os homens para nos trazer Cristo e os levar a Ele.

Hoje vens à nossa casa nesta imagem que nos lembra tua manifestação a Santa Catarina Labouré. Permitistes que ela apoiasse suas mãos em teus joelhos, falaste-lhe como uma mãe a uma filha, preparaste-a para cumprir a missão de fazer cunhar e difundir a tua Medalha, a que o povo logo chamaria de “milagrosa” pelos inumeráveis prodígios que por ela tens realizado.

Nos comprazemos ao ver nela a representação da tua imaculada conceição, tua maternidade espiritual, tu união com Jesus na obra de nossa redenção, tua intercessão constante por nós e, sobretudo, essas mãos derramando chuvas de graças sobre a terra.

Tua imagem nos fala da tua presença entre nós e de Vós queremos aprender muito. Queremos aprender tua disponibilidade para fazer a vontade de Deus, nos momentos fáceis como nos momentos difíceis; queremos viver os momentos obscuros de nossa Fé com a tua mesma fidelidade, queremos ser puros e humildes como Vós, queremos, enfim, ser serviciais e comprometidos como Tu.
Senhora e Mãe nossa: já que estás conosco, faz da nossa a tua casa. Que vivamos unidos para poder estar juntos a ti. Fica conosco nos momentos alegres e nos dias de crise. Ajuda-nos a superar nossos problemas e abandonar nossos pecados. A Vós nos consagramos, assim como nossos problemas, nossos trabalhos e estudo de cada dia. Que nosso lar seja como um altar consagrado a Vós.

Se for possível, medita-se um ou mais Mistérios do Rosário, ou lê-se alguma passagem da Bíblia, concluindo-se com Três Ave Marias acrescidas da jaculatória da Medalha: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós.

Pedidos:

E agora, antes de terminarmos este momento contigo, escuta os pedidos que te recomendamos (após cada pedido, responde-se: “Mãe de Deus, intercede por nós”).

  • Que todos os membros desta família vivam os compromissos da Fé, especialmente o amor a Deus e ao próximo, e a participação plena na Eucaristia do domingo…
  • Que nossa casa seja um reflexo da Casa de Nazaré, vivendo-se na graça de Deus e cada um cumpra seus deveres…
  • Que nos esforcemos para viver unidos, que nos ajudemos em tudo, que nos compreendamos e que saibamos perdoar as ofensas de cada dia…
  • Que sejamos sensíveis aos problemas alheios, preocupemo-nos com os idosos e anciãos, as crianças, os enfermos, os pobres, os aleijados de Deus…
  • Por nosso mundo tão necessitado de paz, de justiça, de fraternidade: que venha a terra o Reino de Deus… (pode-se acrescentar outros pedidos…).
Oremos:
Senhora, Virgem Milagrosa, depois destes momentos felizes em tua companhia, voltamos agora às nossas ocupações habituais. Tu imagem será levada para outra casa, porém, Tua presença em nossa casa e em nossos corações, e tua Medalha, nos acompanhará e protegerá. De forma igual forma como te cantamos nas igrejas, dizemos-te agora com o maior fervor:

                       Vem conosco caminhar, Santa Maria, vem

É recomendável fazer-se alguns cantos marianos, e o último, pode ser o “Vem Maria vem … ♫ ♫ ou algum outro preferencial.

2. Oração Comunitária Semanal à Virgem Imaculada da Medalha Milagrosa
  • Introdução:

Dirigente: Irmãos, esta é a hora da oração em comum. Sabemos que Jesus Cristo prometeu uma assistência especial onde dois ou mais estiverem reunidos em seu nome. Nós nos reunimos como os primeiros cristãos para recorrer a Ele, pela mediação de Maria nossa Mãe.

Canto:

Um canto breve (de preferência o que for do conhecimento da maioria dos que participam).

Oração:

Debaixo da Vossa proteção recorremos Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas súplicas em todas as nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos! Ó Virgem, Gloriosa e Bendita”

Palavra:

Leitura de uma passagem da Bíblia.

Meditação:

A pessoa que preside pode comentar brevemente a passagem lida; ou se faz breve silêncio, meditando-se no coração.

Oração:

Comentários e formulação dos pedidos (se forem apresentados pedidos por escrito durante a semana, podem ser lidos e comentados pelo que preside, alguns deles, ressaltando seu conteúdo “cristão”, sua expressão peculiar, etc., tudo com o fim de educar na verdadeira oração. Depois se convida os presentes a exporem, no silêncio, seus pedidos ao Senhor, pela mediação de Maria: suas necessidades particulares, as necessidades do mundo, as da Igreja, as intenções do Papa… Cada um em silêncio, porém todos unidos em espírito, e todos com sentido universal e eclesial).

- Ladainha (responde-se ao final de cada invocação: Rogai por nós que recorremos a Vós!”).

  • Maria, que por tua Imaculada Conceição nos ofereces o rosto do homem novo redimido por Cristo…
  • Maria, que no “Faça-se” da Anunciação te fizestes Mãe de Deus, do Cristo histórico, quando o Espírito Santo te cobriu com sua sombra…
  • Maria, que serviste a Isabel anunciando-lhe o Evangelho com as palavras do Magnificat
  • Maria, que nas bodas de Caná fixastes tua atenção no que era necessário para a festa…
  • Maria, perfeita discípula que te abres à palavra e te deixas penetrar por sua força…
  • Maria, que em vez de rechaçar ou colocar de lado a palavra quando não a compreendes e te causa surpresa, medita-as e guarda-as…
  • Maria, Mãe nossa, por teres cooperado com teu amor no momento em que, do Coração traspassado de Cristo, nascia a família dos redimidos…
  • Maria, por quem a vida de Cristo irrompe, vitoriosa, em Pentecostes…
  • Maria, a quem a Igreja, instruída pelo Espírito Santo, venera com afeto e piedade filial como Mãe amantíssima…
  • Maria, que cuidas com amor maternal dos irmãos peregrinos de teu Filho…
  • Maria, especialmente cuidadosa para que os cristãos tenham vida abundante e cheguem à maturidade da plenitude de Cristo…
  • Maria, que constituis o rosto maternal e misterioso do Pai que nos guarda…
  • Maria, presença feminina que cria a voluntariedade do amor e da acolhida…
  • Maria, que suscitas nos crentes as manifestações de ternura, de dor e de esperança …
  • Maria, que nos destes na Medalha Milagrosa um sinal do que és, do que esperas de nós, e do que queres para nós…
Oração Final:
Te rogamos, Senhor, que venha em nossa ajuda a intercessão poderosa da Virgem Maria, para que nos vejamos livres de todo perigo e possamos nos alegrarmos e viver em paz contigo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Canto final ♫♫♫ …

3. O Dia 27 de cada Mês (espécie de memória mensal):

É o aniversario da Aparição (revelação) da Medalha Milagrosa. Dia de recordar-se, revendo e renovando nossa fidelidade no seguimento à Virgem Fiel e Mãe dos crentes. “A principal festa da Associação (e dos devotos) é o dia 27 de Novembro, no qual se comemora a Aparição da Imaculada Virgem da Sagrada Medalha” (artigo VI dos Estatutos Gerais da Associação, Breve “Dilectus Filius”).

4. Ritual de Bênção e Imposição da Medalha


V. A nossa proteção está no Nome do Senhor,
R. Que fez o Céu e a terra.

V. O Senhor esteja convosco.
R. E com o vosso espírito.
Oremos: Deus onipotente e misericordioso que tens operado continuamente maravilhas na terra para a salvação dos homens por meio da Imaculada Virgem Maria: concede benigno tua bênção () a esta Medalha, para que, venerando-a com piedade e levando-a com devoção, experimentemos o patrocínio de Maria e consigamos a vossa misericórdia. Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.

As Medalhas são benzidas (aspergidas pelo Sacerdote) e impostas, dizendo-se:

Recebam esta santa Medalha, levando-a com fidelidade e honrado-a com veneração, para que a piedosa e Imaculada Rainha do Céu os protejam e defendam e, renovando os sinais de sua bondade, obtenha que supliqueis ao Senhor, a fim de que, na vida e na hora da morte, descanseis feliz em seu maternal abraço. Amém.
  • Senhor, tende piedade …
  • Cristo, tende piedade …
  • Senhor, tende piedade …
  • Pai Nosso que estais no céu…
  • Senhor, escuta minha oração.
  • E chegue até vós o meu clamor.
  • O Senhor esteja convosco,
  • E com o vosso espírito.
Oremos: Senhor Jesus Cristo, que quiseste glorificar com inumeráveis milagres a tua Mãe, a Santíssima Virgem Imaculada, concede-nos que, implorando sempre sua proteção, alcancemos os gozos eternos. Vós que vives e reinas por todos os séculos dos séculos. Amém.
  • Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós!

5. “Mañanitas” à Virgem Milagrosa (espécie de canção à Virgem Imaculada)


Estas são as canções
que cantava o rei David;
hoje, por ser teu dia,
a ti cantamos.

DESPERTA, MÃE, DESPERTA,
OLHA QUE JÁ AMANHECEU.
VIEMOS CANTAR A TI,
PORQUE TUA FESTA CHEGOU.

Vinte sete de novembro,
foi o dia em que revelastes
tua Medalha Milagrosa
para nossa bênção…

Os dois braços para o mundo estendes,
Mãe, com amor,
para derramar as graças
sobre quem te pede um favor…

São teus raios de graças
o sinal e a mediação,
e é teu rosto a alegria
do santo e do pecador…

Com teus pés o mal esmagas,
e tua Santa Concepção,
nos anuncia a vitória
nas lutas do Senhor...

Junto à Cruz segue teu nome,
em estreita e forte união:
com Jesus caminhas sempre,
no gozo e na dor...

Teu coração com o d'Ele,
se enlaçam em redenção.
Pela cruz do sofrimento,
pelas chamas do amor...

Doze Estrelas te rodeiam:
são a Igreja que, no fervor, te proclama:
Serva e Rainha,
Mãe sua e do Senhor...

Tua Medalha levaremos
junto ao nosso coração,
como a imagem mais bela
que de ti nos deu o Senhor...

Ó Maria, concebida sem pecado,
ouve-nos: roga sempre por nós
e dá-nos a tua bênção...

"Mañanitas”: é uma tradicional canção mexicana de aniversário cantada normalmente antes de partir o bolo e também como parte do costume de fazer serenata para as mulheres. A tradição desta canção pode ser traçada até 1896 na cidade mexicana de Zacatecas1.






Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.





FONTE: artigo de Vicente de Deus, C.M., publicado originalmente em 1986, capturado em http://vincentians.com/es/devociones-a-la-medalla-milagrosa/ . Texto por nós traduzido e adapatado para o português do Brasil.



________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário