Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

São Pio X e a Imaculada Conceição ...

SÃO PIO X E A IMACULADA CONCEIÇÃO


Antigo postal comemorativo do primeiro Cente-
nário da proclamação do dogma da Imaculada
Conceição de Maria
Para compreender a piedade de São Pio X à Imaculada Conceição é preciso recorrer à audiência de 27 de Dezembro de 1908, que o Papa concedeu ao Padre Gebhard, Superior dos padres monfortinos. Nessa audiência, o Papa revelou que conhecia há muito tempo o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, de São Luís Maria Grignion de Monfort:: “Vossa Santidade conhece há muito tempo o Tratado de Bem-aventurado Luis de Monfort observou o padre monfortino. É verdade – respondeu o Papa. Quis relê-lo antes de redigir a minha encíclica sobre a Santíssima Virgem.

O trecho que aparece em Gên. 3, 15 é o primeiro fundamento histórico de toda a devoção Mariana segundo o ensinamento de Pio IX e de Pio XII, dado por ocasião da proclamação dos dogmas da Imaculada Conceição (1854) e da Assunção (1950). E esse ensinamento está na base de todo o Tratado, que o explica nestes termos:

É principalmente por estas últimas e cruéis perseguições do diabo, que aumentarão todos os dias até ao reino do Anticristo, que se deve ouvir esta primeira e célebre predição e maldição de Deus, feita no paraíso terrestre, contra a serpente: 'Porei inimizade entre ti e a mulher, e a tua posteridade e a dela; ela te esmagará a cabeça e tu armarás traições ao seu calcanhar' (Gên. 3, 15). Nunca Deus fez e formou senão uma inimizade irreconciliável, que durará e mesmo aumentará até o fim: é entre Maria, Sua digna Mãe, e o diabo. Não só Deus pôs uma inimizade, mas inimizades, não somente entre Maria e o demônio, mas entre a raça da Santíssima Virgem e a raça do demônio, entre os filhos e servos da Santíssima Virgem, e os filhos e sequazes de Lúcifer. Mas a humilde Maria obterá sempre a vitória sobre esse orgulhoso, e tão grande que irá até lhe esmagar a cabeça onde reside o seu orgulho. Os seus humildes escravos, que ela suscitará para fazer a guerra, em união com Maria, esmagarão a cabeça do diabo e farão triunfar Jesus Cristo.

Esse trecho, conhecido também como Protoevangelho, é a chave da compreensão da devoção de São Pio X à Imaculada Conceição.
São Luís Maria Grignion de
Montfort

São Pio X terá a alegria de celebrar o primeiro jubileu Mariano: o da proclamação do dogma da Imaculada Conceição por Pio IX, em 1854.

O JUBILEU DA IMACULADA

Numa carta de 7 de Dezembro de 1903, São Pio X institui súplicas e concede indulgências e, no dia seguinte, publica a famosa Oração da Novena à Imaculada Conceição que começa com estas palavras: “Virgem Santíssima, que agradastes ao Senhor a ponto de tornar-se em sua Mãe, Virgem Imaculada em vosso corpo, em vossa alma, em vossa fé e em vosso amor. Esta oração retoma o Protoevangelho, traduzido-o em um ato de piedade. São Pio X, desde o início do seu Pontificado, compreendeu que entrava no grande combate entre a Imaculada e o demônio. O seu discurso-programa de 4 de Outubro de 1903 testemunha-o: 

Pode ignorar-se a doença tão profunda e grave que infecta a sociedade humana e que a arrasta para a ruína? Esta doença é, a respeito de Deus, o abandono e a apostasia. Quem pesa estas coisas tem o direito de temer que tal perversão dos espíritos seja o começo dos males anunciados para o fim dos tempos, e que verdadeiramente, o filho da perdição de quem fala o Apóstolo tenha já chegado ao meio de nós. 
Papa São Pio X

Propondo essa bela oração, o Papa sublinha que é sob o estandarte da Imaculada que se quer lançar na batalha contra "a reunião de todas as heresias" que é o Modernismo, e que é na Imaculada que põe toda a sua confiança: Alegrai-vos, Virgem Maria, Vós esmagastes todas as heresias no mundo inteiro.

A ORAÇÃO COMPLETA DE PIO X À IMACULADA CONCEIÇÃO

      “Virgem santa que agradastes ao Senhor a ponto de tornar-se sua Mãe, Virgem Imaculada em vosso corpo, em vossa alma, em vossa fé, em vosso amor, olhai com bondade os infelizes que imploram vossa poderosa proteção.

       A serpente infernal contra a qual foi lançada a primeira maldição continua a combater e a tentar os pobres filhos de Eva.
   Vós, nossa Mãe abençoada, nossa rainha, nossa advogada, vós que esmagastes a cabeça do inimigo desde o primeiro instante de vossa Conceição, recebei nossas orações e, nós vos suplicamos, unidos num único coração, apresentai-as diante do trono de Deus, para que nunca nos deixemos cair nas armadilhas que nos são preparadas, mas que cheguemos todos ao porto da Salvação e que, no meio de tantos perigos, a Igreja e a sociedade cristã cantem mais uma vez o hino da liberdade, da vitória e da paz. Amém"


Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!



Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.




FONTES: