Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

A Virgem Imaculada e a Medalha Milagrosa

ENTRE A RUE DU BAC E LOURDES



Entre Lourdes e a Rue du Bac há ligações íntimas, uma misteriosa sintonia entre as duas principais manifestações da Virgem na França do século XIX, é mesmo um prodigioso ato de amor de seu coração para com esse país.

À primeira vista, escapam, e parece que os dois grandes acontecimentos, o da Gruta na região dos Pirineus e o da Capela parisiense estão distantes, entretanto, se harmonizam e se completam. O segundo (Lourdes) termina iluminando o primeiro.

1830. A Virgem desce a rue du Bac, no coração da velha Paris.

1858. Ela aparece na gruta de Lourdes, às margens do Gave.

Entre essas duas datas, outra se destaca, clarificando ambas as manifestações marianas:

1854. O Papa proclama a Imaculada Conceição de Maria.

Vinte e quatro anos antes, a Virgem preparou os espíritos, preparou os caminhos, trazendo ao mundo uma oração muito curta, muito simples, que os mais ignorantes pudessem aprender, que os pequeninos soubessem balbuciar e os pacientes murmurassem ... Diante dos olhos extasiados da irmã Catarina Labouré, a invocação gravada em letras douradas sobre a Medalha, tem a missão de se espalhar: "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós"

Agora, quatro anos após a definição do dogma, sob a rocha de Massabielle, a Virgem confirma a infalível palavra do Papa. Para uma menina que havia pedido seu nome por tanto tempo, finalmente responde com uma emoção indefinível: "Eu sou a Imaculada Conceição."

De forma breve, vejamos agora as duas videntes.

Sem dúvida, Catarina Labouré, a robusta camponesa da região da Borgonha, trazia os braços fortes ao serviço dos pobres, não tem nada, aparentemente, com a pequena e insignificante Bernadette, que sofria com a asma ... Ambas ignoravam a ciência humana, mas eram muito ricas na ciência divina. São irmãs na transparência da alma, simplicidade evangélica e fidelidade heroica.

A cada uma, a Virgem confia uma missão. Os desejos que expressa na rue du Bac e Massabielle se harmonizam divinamente (se completam).

A noviça das Filhas da Caridade terá que fazer cunhar uma medalha cujo modelo lhe foi mostrado durante as aparições e espalhá-la ao mundo. À Bernadette, a "Senhora da Gruta" pede para virem em procissão e que fosse construída uma capela.

A Medalha recordará sua bondade, seu poder; grande e pequeno vão pendurá-la ao pescoço a fim de serem protegidos, curados, consolados ... Lourdes testemunhará as maravilhas mais desconcertantes, milagres de Deus, milagres que florescem …

Indo mais adiante nos detalhes: existe entre as duas videntes um vínculo palpável e tangível. Bernadette vai dizer: "Eu vi a Santíssima Virgem como ela está na Medalha Milagrosa". Agora, a medalha que ela usava durante as aparições, é hoje uma preciosa relíquia preservada como tesouro na rue du Bac.

Rue du Bac. Vem-se, de forma especial, para rezar à Virgem na intimidade do coração. Ela deixou Catarina Labouré apoiar suas mãos em seu colo, olhou em seus olhos ... Isso nos convida a uma atitude de intimidade. Nós chegamos perto, esquecemos as distâncias ... A alma se reconstrói, subindo, transfigura-se sob o misterioso influxo dos raios de graças …

Em Lourdes, é a grande oração das multidões que, em procissão, mergulham nas águas milagrosas, clamam sob o firmamento azul ou o céu estrelado. Não há distinções, não há preferência entre um e outro. Não há comparação de pessoas.

É a mesma Virgem, a IMACULADA, alternadamente grave e sorridente, movida a lágrimas, terna e compassiva, cujos lábios murmuram orações ou pedem penitência ou confiança …

É ELA, em Paris como em Lourdes, uma aparição divina, que ocupa um lugar privilegiado entre nós, chegando a falar com a França dessa pureza que repousa, que atrai, que se alegra e que levanta …


Não há mensagem da rue du Bac e mensagem de Lourdes. Existe uma única mensagem, a da IMACULADA.









Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.




FONTE: Artigo de autoria de Marie ALIX, publicado no site francês da “Association de la Médaille Miraculeuse”: https://www.medaille-miraculeuse.fr/la-medaille-miraculeuse/rue-du-bac-et-lourdes – Traduzido e adaptado para o português do Brasil.