Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!

quinta-feira, 1 de março de 2018

A Virgem Imaculada e a Medalha Milagrosa

ALGUMAS INSTRUÇÕES ÀS FILHAS DE MARIA



I - O A-B-C DAS FILHAS DE MARIA

Ardentes no amor de Deus e da Santíssima Virgem.
Benévolas com os pobres.

Catecismo do Concílio de Trento.
Dedicadas a recitação do Santo Rosário.

Esmeradas no cumprimento do que preceitua o Manual.

Frequentes na comunhão eucarística na Santa Missa.

Guardadoras dos 10 Mandamentos e da Santa Igreja.

Humildes com seus pais e superiores.

Inocentes em suas conversas.

Joviais com suas irmãs e companheiras.
Kyrie Eleison seja o seu grito nos sofrimentos.

Livros honestos ornem sua estante.

Modesto seja o seu vestuário

Nada de modernismo.

Obediente (seja) o seu coração.

Pura a sua alma.

Quietação reine seu juízo.

Real seja o seu afeto.

Salutares sejam seus conselhos.

Terna seja sua voz.

Úteis sejam suas ações.

Verídicas (sejam) as suas palavras.

Zelosas sejamos todas nós em aprender este A-B-C

Santa Inês (à esquerda) apresentando a Virgem
Imaculada às Filhas de Maria

II - AS FLORES DAS VIRTUDES

1. Vencer a preguiça ao levantar-se e cumprir com os deveres do próprio estado.
2. Guardar modéstia nos olhos e mais sentidos.
3. Ouvir missa pelas almas devotas de Nossa Senhora.
4. Fazer leitura espiritual, ao menos por um quarto de hora.
5. Combater a gula, por amor de Maria.
6. Dar uma esmola.
7. Invocar o socorro de Maria nas tentações.
8. Pedir a benção à Virgem Maria, ao começar qualquer ação.
9. Obedecer com gosto, por amor da Virgem Santíssima.
10. Não censurar o próximo, nem em coisas levíssimas.
11. Visitar alguma imagem da Virgem.
12. Não cometer faltas voluntárias.
13. Convidar alguém ao fazer algum ato de religião.
14. Perdoar pelo amor de Maria.
15. Pedir à Virgem a conversão dos pecadores.
16. Levar com paciência qualquer adversidade.
17. Combater a curiosidade.
18. Reprimir a vaidade.
19. Rezar com devoção.
20. Fazer algum ato de humildade.
21. Lançar fogo em algum retrato perigoso, indecente, ou livro mal; ou, não os tendo, dar graças à Virgem.
22. Estudar ou trabalhar com gosto, pelo amor à Virgem.
23. Abster-se de algum divertimento, ainda que inocente.
24. Edificar o próximo com palavras e por obras.
25. Sofrer com paciência as pessoas rudes.
26. Vencer o gênio.
27. Fazer o exame de consciência e o ato de contrição, antes de se deitar.
28. Caindo em alguma falta, fazer proposito de emendar-se.
29. Fazer atos de conformidade com a vontade de Deus.
30. Fugir de alguma amizade perigosa.
31. Fazer atos de amor a Jesus


III - ORIENTAÇÕES PARA AS ORAÇÕES DA MANHÃ E NOITE DA PIA UNIÃO


        As orientações indicadas para as orações da manhã começam com o Sinal da Cruz, com um gole de água benta e com os oferecimentos do dia; em seguida a jovem deve oferecer o seu coração à Virgem Maria, invocar o seu anjo da guarda e fazer os atos de fé, esperança, caridade e contrição. Se, porventura, a jovem não dispuser de tempo suficiente deve pelo menos dizer as seguintes palavras: Meu Deus, eu creio em Vós, mas avivai a minha fé; – amo-vos, mas aumente o meu amor; – peza-me de ter pecado, mas fazei que aumente mais e mais meu arrependimento.

       Para as orações da noite, é indicado que a jovem comesse fazendo um exame de consciência sobre tudo o que fez durante o dia e, depois, ajoelhada, recitar a oração de arrependimento. Depois a jovem deve realizar os mesmos atos feitos pela manhã, sua consagração a Nossa Senhora, o "Lembrai-vos" de S. Bernardo, três ave-marias, a oração a Santa Inês, uma oração pelos angustiados, pelos vivos e pelos mortos. Por fim, deve jogar algumas gotas de água benta na sua cama, se benzer, beijar o crucifixo, beijar a medalha da associação e, por último, por o seu crucifixo embaixo do travesseiro. O principal objetivo das orações feitas pelas associadas é a sua santificação e aproximação de Maria Santíssima.

Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desemparado. Animada eu, pois, com igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como Mãe recorro, de Vós me valho, e gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos vossos pés. Não desprezeis as minhas suplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propicia e alcançar o que vos rogo. Assim seja.

Ó gloriosa Santa Inês, minha especial protetora, protegei-me em todas as minhas necessidades, infundi-me parte daquela fortaleza e coragem com que soubestes desprezar as seduções e as perseguições dos impios, e fazei que, conservando-me fiel ao Senhor aqui na terra, possa um dia alcançar no Céu o prêmio das boas obras que praticar. Assim seja.

Santa Inês, rogai por nós"

         Além destas regras para as orações, o Manual também traz regras para o sacramento da confissão e comunhão. Sobre o sacramento da confissão, ele enfatiza que o mesmo serve para se alcançar o perdão de Deus após o batismo, um meio de se obter a graça divina; portanto, deve ser realizado pelo menos uma vez por semana por toda Filha de Maria.

      Para o sacramento da comunhão, recomenda-se que a jovem esteja de jejum, decentemente vestida, e fosse para a mesa da comunhão de mãos erguidas e olhos baixos; chegada sua vez, a sua cabeça deve estar levantada e seu olhar fixo no sacerdote. Antes de se dirigir à mesa, ela deve dizer três vezes as seguintes palavras: eu não sou digna nem merecedora que entreis na minha pobre morada; mas, dita a vossa santíssima palavra, os meus pecados serão perdoados e minha alma será salva.



Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.




FONTE: blog da Pia União das Filhas de Maria. O título é nosso assim como alguns destaques. Textos revistos.