Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Novena Perpétua de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa (Para todas as segundas-feiras do ano)

NOVENA PERPÉTUA DE NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA
(Para todas as segundas-feiras do ano)



EM NOME DO PAI ✞ DO FILHO E DO ESPIRITO SANTO AMÉM.
Vinde, Espirito Santo, enchei os corações dos vossos fieis.
R. E acendei neles o fogo do Vosso amor.
Enviai, Senhor, o Vosso Espírito e tudo receberá vida.
R. E renovareis a face da terra.
OREMOS: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fieis com a luzes do Espírito Santo, dai-nos que pelo mesmo Espírito a reta sabedoria e fazei-nos gozar de suas consolações. Por Jesus Cristo Senhor Nosso. AMÉM.
1. ORAÇÕES INICIAIS:
      † Senhor Jesus Cristo, que quiseste glorificar com inúmeros prodígios, a Bem-aventurada Virgem Maria, concebida sem a mancha original, nós Vos suplicamos que concedais a quantos implorarem a sua proteção na terra, mereçam, um dia, desfrutar da sua presença no Céu, Vós que viveis e renais com o Pai e o Espírito Santo, Deus por todos séculos dos séculos. Amém.
         Senhor Jesus Cristo, que, para completar as Vossas maiores obras, difundir melhor a crença na Imaculada Conceição da Vossa Mãe Santíssima, escolhestes a Vossa humilde serva Catarina Labouré, manifestando-lhe a Medalha Milagrosa como sinal evidente dos singulares privilégios de Vossa Mãe e para remédio de todos os males que afligem a humanidade, concedei-nos, vô-lo pedimos, uma fé viva e ardente nestes mistérios, para que possamos glorificar com palavras e obras e assim merecer a sua desvelada proteção neste mundo e a vida eterna no outro. Amém.
2. Confiemos a Maria as nossas Necessidades: SÚPLICA A NOSSA SENHORA:
         † Ó IMACULADA VIRGEM MÃE DE DEUS e nossa MÃE, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vô-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expor, durante esta novena, as nossas mais prementes necessidades (momento de silêncio e de se apresentar os pedidos das graças desejadas). Concedei, pois, ó VIRGEM DA MEDALHA MILAGROSA, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre verdadeiros cristãos. Amém.
           Reza-se 3(três) Ave-Marias.
          Repete-se 3(três) vezes a invocação: – Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

3. MOMENTO DA LEITURA DO EVANGELHO: Sugere-se a leitura do Evangelho do dia ou, se a Novena for feita nas Segundas-feiras, o Evangelho do Domingo antecedente.
Segue-se uma breve pausa para meditação …
OBSERVAÇÃO: Se não desejar ou não puder fazer a leitura do Evangelho, substitua por uma das Meditações (Leituras) da Novena, abaixo, conforme o dia respectivo … prosseguindo-se, depois, com a Ladainha e o Ato de Consagração)
4. LADAINHA DE NOSSA SENHORA (Ladainha Lauretana):
Senhor, tende piedade de nós.Jesus Cristo, tende piedade de nós.Senhor, tende piedade de nós.Jesus Cristo, ouvi-nos.R. Jesus Cristo, atendei-nos.
Deus, Pai dos Céus, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.

Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus, rogai por nós.
Santa Virgem das virgens, rogai por nós.
Mãe de Jesus Cristo, rogai por nós.
Mãe da divina graça, rogai por nós.
Mãe puríssima, rogai por nós.
Mãe castíssima, rogai por nós.
Mãe intacta, rogai por nós.
Mãe imaculada, rogai por nós.
Mãe amável, rogai por nós.
Mãe admirável, rogai por nós.
Mãe do bom conselho, rogai por nós.
Mãe do Criador, rogai por nós.
Mãe do Salvador, rogai por nós.
Mãe da Igreja, rogai por nós.
Virgem prudentíssima, rogai por nós.
Virgem venerável, rogai por nós.
Virgem louvável, rogai por nós.
Virgem poderosa, rogai por nós.
Virgem benigna, rogai por nós.
Virgem fiel, rogai por nós.
Espelho de justiça, rogai por nós.
Sede da sabedoria, rogai por nós.
Causa de nossa alegria, rogai por nós.
Vaso espiritual, rogai por nós.
Vaso honorífico, rogai por nós.
Vaso insigne de devoção, rogai por nós.
Rosa mística, rogai por nós.
Torre de David, rogai por nós.
Torre de marfim, rogai por nós.
Casa de ouro, rogai por nós.
Arca da aliança, rogai por nós.
Porta do Céu, rogai por nós.
Estrela da manhã, rogai por nós.
Saúde dos enfermos, rogai por nós.
Refúgio dos pecadores, rogai por nós.
Consoladora dos aflitos, rogai por nós.
Auxílio dos cristãos, rogai por nós.
Rainha dos Anjos, rogai por nós.
Rainha dos Patriarcas, rogai por nós.
Rainha dos Profetas, rogai por nós.
Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.
Rainha dos Mártires, rogai por nós.
Rainha dos Confessores, rogai por nós.
Rainha das Virgens, rogai por nós.
Rainha de todos os Santos, rogai por nós.
Rainha concebida sem pecado original, rogai por nós.
Rainha assunta ao Céu, rogai por nós.
Rainha do sacratíssimo Rosário, rogai por nós.
Rainha da família, rogai por nós.
Rainha da paz, rogai por nós.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,R. perdoai-nos, Senhor.Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,R. atendei-nos, Senhor.Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,R. tende piedade de nós.

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos. Senhor Deus, nós Vos suplicamos que concedais a vossos servos lograr perpétua saúde de alma e corpo; e que, pela gloriosa intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

5. RENOVEMOS A NOSSA CONSAGRAÇÃO A MARIA:
ATO DE CONSAGRAÇÃO
        † Ó VIRGEM MÃE DE DEUS, MARIA IMACULADA, nós vos oferecemos e consagramos sob o título de NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA, o nosso corpo, o nosso coração, a nossa alma, e todos nossos bens, espirituais e temporais. Fazei que esta Medalha seja para cada um de nós um sinal certo de Vosso afeto para conosco, e uma recordação contínua dos nossos deveres para convosco. E ao trazer a vossa Medalha, guie-nos sempre a vossa amável proteção e nos conserve na graça de vosso Divino Filho.
         Ó poderosíssima Virgem, Mãe de Nosso Salvador, conservai-nos unidos a Vós em todos os momentos de nossa vida. Alcançai a todos nós, os vossos filhos, a graça de uma boa morte, a fim de que juntos convosco possamos gozar um dia da celeste beatitude. Amém.
          Repete-se 3(três) vezes a invocação: – Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
OBSERVAÇÃO: Quando a Novena for feita pelos Doentes [ou pelo próprio doente], substitui-se o Ato de Consagração acima por esta outra oração de Consagração.
       † Ó IMACULADA VIRGEM MARIA, MÃE DE DEUS e nossa MÃE, a Vós recorremos em nossa aflição.
    Nós doentes, vossos filhos prediletos, confiamos na vossa poderosa intercessão. Tende piedade de nós. Dai saúde ao nosso corpo, aliviai nossos sofrimentos, suavizai nossas dores, infundi em nossos corações o espírito de fé para consagrarmos as nossas angústias e dizermos convosco, Faça-se em mim, segundo a vossa vontade.
        Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, a Vós consagramos o nosso corpo, a nossa alma, e todos os bens espirituais e temporais. Fazei que a Medalha seja para cada um de nós, um sinal certo do vosso afeto para conosco. E ao trazer a vossa Medalha, guia-nos sempre à Vossa amável proteção, e nos conserve na graça de Vosso Divino Filho.
        Ó poderosíssima Virgem, Mãe do nosso Salvador, guardai-nos unidos a Vós em todos os momentos de nossa vida, principalmente na doença e na hora da nossa morte a fim de que junto convosco possamos gozar um dia da celeste felicidade. Assim seja.
      Repete-se 3(três) vezes a invocação: – Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
LEITURAS E EXPLICAÇÕES COMPLEMENTARES DA NOVENA PERPÉTUA DA MEDALHA MILAGROSA
I
A SERPENTE NA MEDALHA
Contemplamos Nossa Senhora esmagando a serpente, símbolo e princípio de todo o mal … O demônio, encobrindo-se sob as aparências da serpente, enganou os nossos primeiros pais, fazendo-os desobedecer a uma regra de vida imposta por Deus e cometer assim o primeiro pecado mortal que os privou, a eles e seus dependentes, de todos os privilégios de que tinham sido ornados … Deus, porém, suscitou uma Mulher que haveria de ser o terror dos demônios ... «Porei inimizade entre ti e a Mulher, diz com efeito a Bíblia … Ela te esmagará a cabeça e tu procurarás, em vão, mordê-la no calcanhar»... Esta Mulher é Nossa Senhora!
II
A INVOCAÇÃO DA MEDALHA
Consideramos Nossa Senhora – a única criatura entre os descendentes de Adão, que por um privilégio singular da graça, em virtude dos futuros merecimentos de Jesus, foi preservada, desde o primeiro instante de sua conceição, isenta da mancha introduzida pelo pecado original … E Nossa Senhora preza este seu privilégio. A Santa Catarina Labouré Ela revela: «Ó Maria Concebida sem pecado...» E a Sta. Bernadette, na gruta de Lourdes assim indica o seu nome: «Eu sou a Imaculada Conceição...» E sendo Imaculada deve triunfar da morte – Ser elevada ao céu em corpo e alma. A Assunção é uma consequência da Imaculada Conceição.
Anverso da Medalha Milagrosa

III
OS RAIOS NA MEDALHA
Olhemos para os raios que se desprendem das mãos de Nossa Senhora. «São os símbolos das graças, diz Ela, que derramo sobre todos aqueles que m’as pedem e trazem com fé a minha medalha»... Nossa Senhora é a tesoureira de Deus e medianeira de todas as graças … Assim reza a Santa Igreja na Missa de 27 de novembro: «Ó Senhor… que quisestes tivéssemos todas as coisas pela Mãe Imaculada do Vosso Filho...» Jesus veio ao mundo por seu Intermédio, fez seu primeiro milagre nas bodas de Caná por seu intermédio e quer que vamos a Ele por sua Mãe... E esta é a única via fácil e segura de alcançarmos de Deus as graças de que necessitamos... Ela é, com efeito, a Onipotência suplicante...
IV
AS ESTRELAS NA MEDALHA
Contemplemos as 12 estrelas que cercam o reverso da Medalha. Simbolizam os 12 Apóstolos que presidiram ao nascimento da Santa Igreja. A estrela lembra o apostolado que cada cristão deve exercer. Assim como uma estrela conduziu os Magos a Belém... assim todo cristão deve ser uma estrela que, pelo seu exemplo e palavras, norteie aos que estão desviados para o conhecimento da verdade... o cristão sente como a Igreja e luta pela sobrevivência do Evangelho... Nossa Senhora é saudada pela Santa Igreja como «Estrela do Mar»; «Ave do mar Estrela»... Estrela que guia os náufragos para o porto da Salvação.
V
O CORAÇÃO NA MEDALHA, CERCADO DE ESPINHOS...
Meditamos sobre o Coração de Jesus, cercado de espinhos e fontes de todas as graças... Todas as obras de Deus – a Criação, a Encarnação, a Redenção, a Eucaristia, o Paraíso... são obras nascidas do Amor que encontra o seu símbolo humano no Coração... Entre as promessas do Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, figura uma que é a síntese inefável de um amor sem limites para os homens: – Aos que fizerem noves primeiras Sextas-feiras seguidas, o Coração de Jesus promete a graça da perseverança final... Foi Nossa Senhora quem formou este Coração!...
VI
O CORAÇÃO NA MEDALHA, TRANSPASSADO PELA ESPADA
Ao lado do Coração de Jesus está o Coração de sua Mãe, transpassado por uma espada. São dois corações inseparáveis... Ao lado da Cruz, juntamente com João, o discípulo amado, e outras mulheres, estava Nossa Senhora, em pé, firme, unindo a sua dor à de seu filho para a Redenção da humanidade. Ela é a Corredentora do gênero humano. Juntamente com seu Divino Filho nos fez nascer para a vida da graça. Por este título Ela é Nossa Mãe espiritual... Ela é ainda, e sobretudo, nossa Mãe, porque é Mãe de Jesus, Cabeça da Igreja da qual nós somos os membros...
Reverso da Medalha Milagrosa

VII
O “M” DA MEDALHA
Observemos a figura central do reverso da Medalha, um M, com um travessão, encimado por uma cruz. Nossa Senhora mesmo disse a Santa Catarina Labouré: «O M, a cruz e os dois corações dizem bastante...» O M significa Maria, nome Sagrado de Nossa Senhora... O M sustentando um travessão encimado de uma cruz, significa que Nossa Senhora é o pedestal do Calvário. Ela com seu SIM, no dia de Anunciação, deu ao Filho de Deus um corpo para Ele poder remir a humanidade... É o ministério da Encarnação do Verbo de Deus. Isto mostra, mais uma vez, como Nossa Senhora, pela sua Maternidade divina, está intimamente ligada à nossa Redenção...
VIII
O TRAVESSÃO NA MEDALHA, ENCIMADO DE UMA CRUZ...
O travessão apoiando sobre o M e encimado de uma cruz não seria a mesa do Sacrifício? – A mais importante obra que Jesus deixou?... – A Missa é a reprodução daquele gesto magnífico da Ceia Pascal, quando Ele mudou o pão e o vinho em seu corpo e sangue... A Santa Igreja que recebeu o encargo de repetir este gesto – «Fazei isto em memória de mim» – o reproduz por intermédio de seus ministros, aplicando, assim, a cada momento, os merecimentos, lucrados uma vez para sempre, no Calvário... Esta revelação da Medalha nos sugere que não há devoção a Nossa Senhora sem devoção à Missa...
IX
A CRUZ NA MEDALHA...
O sinal da Cruz que encima o travessão do Monograma nos evoca a Cruz do Calvário. É o sinal da nossa Redenção!... Nós somos filhos do Calvário. Possuímos o sangue rubro da nobreza cristã!... O cristão nasce com o sinal da cruz – «Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo»... A Cruz nos ensina os principais mistérios da nossa fé: Unidade de Deus e Trindade de Pessoas bem como o mistério do Filho de Deus fazendo-se homem no seio puríssimo da Santíssima Virgem, para poder sofrer e morrer pelos homens... – A Cruz lembra ainda a grandeza do sofrimento na vida cristã... Quem procura Cristo sem a Cruz, arrisca-se encontrar a Cruz sem Cristo.
* * * * *
ORIGEM DA NOVENA PERPÉTUA
           A Associação Central da Medalha Milagrosa construiu o belo Santuário Central em Germantown, Philadelphia, nos Estados Unidos, em 1927, como “Centro e coração da Associação”. Neste Santuário um Novenário foi feito em preparação para cada uma das quatro principais festas de Nossa Senhora, cada ano. Estas novenas tornaram-se populares e N. Senhora concedeu seus favores tão generosamente, que pareceu aconselhável manter exercícios novenários cada segunda-feira do ano. Assim, começou a Novena Perpétua em honra de N. Senhora da Medalha Milagrosa em 8 de dezembro de 1930, justamente cem anos depois que Maria Imaculada revelou a devoção a Santa Catarina Labouré. Atualmente são feitos 12 exercícios cada segunda-feira, com o comparecimento de (mais) 15.000 pessoas.
         Em novembro de 1932, um pároco pediu permissão para começar a Novena em sua paróquia. Esta permissão foi dada com satisfação. Hoje, mais de 3.000 igrejas e centros em 44 Estados, nos Estados Unidos, nas Ilhas do Havaí, Canadá, na Zona do Canal do Panamá, Inglaterra, Irlanda, Escócia, Índia, Rússia, China (e Brasil), conduzem a Novena Perpétua da Medalha Milagrosa.1


Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.



Fontes bibliográficas:
1. livreto “Novena Perpétua de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa”, Gráfica e Editora Falangola, Belém-Pará/1958.
2. livreto comemorativo dos “150 Anos da Aparição de Nossa Senhora das Graças a Santa Catarina Labouré, Filha da Caridade – Novena Perpétua da Medalha Milagrosa”, compilada e orientada por P. Enio da Paz, C.M., Carazinho-RS, 1979.
3. livreto “Novena Perpétua em Honra de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa”, Santuário da Medalha Milagrosa, Uberaba-MG, 1988, 13ª edição.
- Textos revistos e atualizados.

_____________________

1 Este texto está em conformidade com a publicação da 13ª edição do livreto “Novena Perpétua em Honra de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa”, Santuário da Medalha Milagrosa de Uberaba-MG, pp. 18-19, logo, cremos que os números hoje são bem maiores que os indicados nessa edição.