Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Hino “Ave Maris Stella” implora a Nossa Senhora nos Levar a Bom Porto ...

HINO “AVE MARIS STELLA” IMPLORA A NOSSA SENHORA NOS LEVAR A BOM PORTO

«Estamos neste mundo como num mar tempestuoso, como num exílio, num vale de lágrimas. Maria é a estrela do mar, o conforto do nosso exílio, a luz que nos indica o caminho do céu enxugando as nossas lágrimas.» São João Bosco (Dom Bosco)
A Virgem Poderosa (Virgo Potens), carregando uma esfera
que representava o mundo, e cada pessoa em  particular,
rezando e intercedendo por todos os pecadores. 
O hino Salve Estrela do Mar, mais conhecido pelo seu nome em latim Ave Maris Stella tem uma origem difícil de precisar, como muitas orações medievais muito antigas.

A piedade medieval era extremadamente rica e fértil sendo que muitos contributos iam enriquecendo constantemente as fórmulas de piedade.

Isso se deu também com este hino. O Ave Maris Stella foi muitíssimo popular na Idade Média e foi objeto de muitas composições e variantes que foram se fecundando reciprocamente.

As primeiras notícias dele remontam ao século VIII.

O criador da letra teria sido São Venâncio Fortunato (530-609), bispo de Poitiers, a quem atribui-se também o Pange Lingua Gloriosi Proelium Certaminis (“Canta, minha língua, o glorioso combate”) que serviu de inspiração para o hino eucarístico Pange Lingua Gloriosi Corporis Mysterium (“Canta, minha língua, o glorioso mistério da Hóstia”) de São Tomás de Aquino.

A melodia do Ave Maris Stella, provém do cântico irlandês “Gabhaim Molta Bríde” composto em honra de Santa Brígida.


O Salve Estrela do Mar tem relevante importância na preparação da consagração à Santíssima Virgem como escravo de amor, segundo o inspirado método de São Luís Maria Grignion de Montfort.

A liturgia católica saúda com o poético Ave Maris Stella a Nossa Senhora como Estrela do Mar. Porque Nossa Senhora é a Estrela do Mar, quer dizer, a Estrela Polar, que é a mais brilhante, alta, e suprema das estrelas que guia os navegantes em meio à escuridão.

No Ave Maris Stella o fiel reza “mostrai que Vós sois Mãe”. Conta-se que na Idade Média um homem rezando aos pés de uma imagem de Nossa Senhora, quando chegou a estas palavras, a imagem se animou e respondeu a ele: “mostra que és filho”!

Na hora de nós nos dirigirmos a Nossa Senhora pedindo para Ela mostrar que é Mãe, pensemos que Ela tem o direito de nos dizer: Meu filho, mostra que és filho!

Não há nada melhor que pedir as luzes do Espírito Santo para que a Estrela do Mar nos ilumine no meio do mar agitado e da escuridão hodierna. Só assim nossa nau atingirá o verdadeiro porto, quer dizer, a via de Nossa Senhora e a graça d'Ela.

Ave, Maris Stella”



Ave, do mar Estrela,
Bendita Mãe de Deus,
Fecunda e sempre Virgem,
Portal feliz dos Céus.

Ouvindo aquele Ave
Do anjo Gabriel,
Mudando de Eva o nome,
Trazei-nos Paz do Céu.

Ao cego iluminai,
Ao réu livrai também;
De todo mal guardai-nos
E dai-nos todo o bem.

Mostrai ser nossa Mãe,
Levando a nossa voz
A Quem, por nós nascido,
Dignou-se vir de vós.

Suave mais que todas,
Ó Virgem sem igual,
Fazei-nos mansos, puros,
Guardai-nos contra o mal.

Oh!, dai-nos vida pura
Guiai-nos para a Luz,
E um dia, ao vosso lado,
Possamos ver Jesus.

Louvor a Deus, o Pai,
E ao Filho, Sumo Bem,
Com Seu Divino Espírito
Agora e sempre, Amém.




Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.





FONTES: