Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!

sábado, 15 de julho de 2017

NOVENA PERPÉTUA A NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA

NOVENA PERPÉTUA A NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA


Imagem da Santíssima Virgem, altar-mor da Chapelle Notre-Dame de la Médaille Miraculeuse, rue du Bac, 140, Paris-França

BREVE HISTÓRIA: Na segunda-feira, 8 de dezembro de 1930, para honrar o 100º Aniversário das Aparições de nossa Santíssima Mãe a Santa Catarina Labouré, o Padre Joseph A. Skelly, CM, fundador da Associação Central da Medalha Milagrosa (CAMM), iniciou a primeira segunda-feira Novena. Ele usou um "pequeno folheto da Novena" contendo as orações que seus confrades prepararam especialmente para esta Novena. Até hoje, a Novena Perpétua continua ininterruptamente todas as segundas-feiras no Santuário da Medalha Milagrosa. Milhares de participantes se juntam a nós para rezar esta Novena todas as segundas-feiras, pessoalmente no Santuário, através da Internet, ou através de Novenas realizadas em diversas paróquias em todo o mundo.

NOVENA

 EM NOME DO PAI ✞ DO FILHO  E DO ESPIRITO SANTO  AMÉM.
Vinde, Espirito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo do Vosso amor.
Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado.
E renovai a face da terra.
OREMOS: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fieis com a luzes do Espírito Santo, concedei-nos que pelo mesmo Espírito saibamos tudo quanto é reto e nos alegremos sempre com a sua consolação. Por Jesus Cristo Senhor Nosso. AMÉM.
Ó Maria Concebida sem pecado. Rogai por nós que recorremos a vós! (3 vezes)
     Senhor Jesus Cristo, que quiseste glorificar com inúmeros prodígios, a Bem-aventurada Virgem Maria, concebida sem a mancha original, nós Vos suplicamos que concedais a quantos implorarem a sua proteção na terra, mereçam, um dia, desfrutar da sua presença no Céu, Vós que viveis e renais com o Pai e o Espírito Santo, Deus por todos séculos dos séculos. Amém.
     Senhor Jesus Cristo, que, para completar as Vossas maiores obras, difundir melhor a crença na Imaculada Conceição da Vossa Mãe Santíssima, escolhestes a Vossa humilde serva Catarina Labouré, manifestando-lhe a Medalha Milagrosa como sinal evidente dos singulares privilégios de Vossa Mãe e para remédio de todos os males que afligem a humanidade, concedei-nos, vô-lo pedimos, uma fé viva e ardente nestes mistérios, para que possamos glorificar com palavras e obras e assim merecer a sua desvelada proteção neste mundo e a vida eterna no outro. Amém.
LEMBRAI-VOS
  CONFIEMOS A MARIA AS NOSSAS NECESSIDADES.
     Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à Vossa proteção implorando a Vossa assistência e reclamando o Vosso socorro, tenha sido por Vós desamparado. Animado eu,pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de vós me valho, e gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro a Vossos pés. Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.
ORAÇÕES DA NOVENA
➱ PEÇAMOS A MARIA QUE OUÇA NOSSAS SÚPLICAS:
     Ó Imaculada Virgem Maria, Mãe do Nosso Senhor Jesus Cristo e nossa Mãe, penetrados da mais viva confiança na Vossa intercessão toda-poderosa e eficaz, tão seguidamente manifestada pela vossa Medalha Milagrosa, nós Vos suplicamos, nós, os Vossos filhos bem-amados de nos alcançar as graças e os favores pedidos durante esta Novena, se isto é útil para as nossas almas imortais e às almas daqueles por quem nós rezamos … (um instante de silêncio para se formular as intenções particulares).
     Sabeis, ó Maria, quão frequentemente as nossas almas foram santuários do Vosso Filho, que repudia a iniquidade. Alcançai-nos, nós Vô-lo pedimos, um profundo ódio ao pecado e uma grande pureza do coração que una as nossas almas a Deus, de tal modo que os nossos pensamentos, palavras e ações procurem sempre a Sua maior glória. Alcançai-nos, igualmente, o espírito de oração e de sacrifício, a fim de que possamos recuperar, pela penitência, aquilo que perdemos pelo pecado. Preparai-nos, enfim, junto do Vosso Filho, um lugar onde Vós, ó Maria, sois a Rainha dos Anjos e dos Santos. Amém.
ATO DE CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA
➱ RENOVEMOS A NOSSA CONSAGRAÇÃO Á MARIA.
     Ó Virgem Mãe de Deus, Maria Imaculada, nós vos oferecemos e consagramos sob o título de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, o nosso corpo, o nosso coração, a nossa alma, e todos nossos bens, espirituais e temporais. Fazei que esta Medalha seja para cada um de nós um sinal certo de Vosso afeto para conosco, e uma recordação contínua dos nossos deveres para convosco. E ao trazer a vossa Medalha, guie-nos sempre a vossa amável proteção, nos conserve na graça de vosso Divino Filho. ó Poderosíssima Virgem, Mãe de Nosso Salvador, conservai-nos unidos a Vós em todos os momentos de nossa vida. Alcançai a todos nós, os vossos filhos a graça de uma boa morte, a fim de que juntos convosco possamos gozar um dia da celeste beatitude. Amém.
Ó Maria Concebida sem pecado. Rogai por nós que recorremos a vós! (3 vezes).
LEITURAS E EXPLICAÇÕES COMPLEMENTARES DA NOVENA PERPÉTUA DA MEDALHA MILAGROSA

I
A SERPENTE NA MEDALHA
Contemplamos Nossa Senhora esmagando a serpente, símbolo e princípio de todo o mal … O demônio, encobrindo-se sob as aparências da serpente, enganou os nossos primeiros pais, fazendo-os desobedecer a uma regra de vida imposta por Deus e cometer assim o primeiro pecado mortal que os privou, a eles e seus dependentes, de todos os privilégios de que tinham sido ornados … Deus, porém, suscitou uma Mulher que haveria de ser o terror dos demônios ... «Porei inimizade entre ti e a Mulher, diz com efeito a Bíblia … Ela te esmagará a cabeça e tu procurarás, em vão, mordê-la no calcanhar»... Esta Mulher é Nossa Senhora!
II
A INVOCAÇÃO DA MEDALHA
Consideramos Nossa Senhora – a única criatura entre os descendentes de Adão, que por um privilégio singular da graça, em virtude dos futuros merecimentos de Jesus, foi preservada, desde o primeiro instante de sua conceição, isenta da mancha introduzida pelo pecado original … E Nossa Senhora preza este seu privilégio. A Santa Catarina Labouré Ela revela: «Ó Maria Concebida sem pecado...» E a Sta. Bernadette, na gruta de Lourdes assim indica o seu nome: «Eu sou a Imaculada Conceição...» E sendo Imaculada deve triunfar da morte – Ser elevada ao céu em corpo e alma. A Assunção é uma consequência da Imaculada Conceição.
III
OS RAIOS NA MEDALHA
Olhemos para os raios que se desprendem das mãos de Nossa Senhora. «São os símbolos das graças, diz Ela, que derramo sobre todos aqueles que m’as pedem e trazem com fé a minha medalha»... Nossa Senhora é a tesoureira de Deus e medianeira de todas as graças … Assim reza a Santa Igreja na Missa de 27 de novembro: «Ó Senhor… que quisestes tivéssemos todas as coisas pela Mãe Imaculada do Vosso Filho...» Jesus veio ao mundo por seu Intermédio, fez seu primeiro milagre nas bodas de Caná por seu intermédio e quer que vamos a Ele por sua Mãe... E esta é a única via fácil e segura de alcançarmos de Deus as graças de que necessitamos... Ela é, com efeito, a Onipotência suplicante...
IV
AS ESTRELAS NA MEDALHA
Contemplemos as 12 estrelas que cercam o reverso da Medalha. Simbolizam os 12 Apóstolos que presidiram ao nascimento da Santa Igreja. A estrela lembra o apostolado que cada cristão deve exercer. Assim como uma estrela conduziu os Magos de Belém... assim todo cristão deve ser uma estrela que, pelo seu exemplo e palavras, norteie aos que estão desviados para o conhecimento da verdade... o cristão sente como a Igreja e luta pela sobrevivência do Evangelho... Nossa Senhora é saudada pela Santa Igreja como «Estrela do Mar»; «Ave do mar Estrela»... Estrela que guia os náufragos para o porto da Salvação.
V
O CORAÇÃO NA MEDALHA, CERCADO DE ESPINHOS...
Meditamos sobre o Coração de Jesus, cercado de espinhos e fontes de todas as graças... Todas as obras de Deus – a Criação, a Encarnação, a Redenção, a Eucaristia, o Paraíso... são obras nascidas do Amor que encontra o seu símbolo humano no Coração... Entre as promessas do Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, figura uma que é a síntese inefável de um amor sem limites para os homens: – Aos que fizerem noves primeiras Sextas-feiras seguidas, o Coração de Jesus promete a graça da perseverança final... Foi Nossa Senhora quem formou este Coração!...
VI
O CORAÇÃO NA MEDALHA, TRANSPASSADO PELA ESPADA
Ao lado do Coração de Jesus está o Coração de sua Mãe, transpassado por uma espada. São dois corações inseparáveis... Ao lado da Cruz, juntamente com João, o discípulo amado, e outras mulheres, estava Nossa Senhora, em pé, firme, unindo a sua dor à de seu filho para a Redenção da humanidade. Ela é a corredentora do gênero humano. Juntamente com seu Divino Filho nos fez nascer para a vida da graça. Por este título Ela é Nossa Mãe espiritual... Ela é ainda, e sobretudo, nossa Mãe, porque é Mãe de Jesus, Cabeça da Igreja da qual nós somos os membros...
VII
O “M” DA MEDALHA
Observemos a figura central do reverso da Medalha, um M, com um travessão, encimado por uma cruz. Nossa Senhora mesmo disse a Santa Catarina Labouré: «O M, a cruz e os dois corações dizem bastante...» O M significa Maria, nome Sagrado de Nossa Senhora... O M sustentando um travessão encimado de uma cruz, significa que Nossa Senhora é o pedestal do Calvário. Ela com seu SIM, no dia de Anunciação, deu ao Filho de Deus um corpo para Ele poder remir a humanidade... É o ministério da Encarnação do Verbo de Deus. Isto mostra, mais uma vez, como Nossa Senhora, pela sua Maternidade divina, está intimamente ligada à nossa Redenção...
VIII
O TRAVESSÃO NA MEDALHA, ENCIMADO DE UMA CRUZ...
O travessão apoiando sobre o M e encimado de uma cruz não seria a mesa do Sacrifício? – A mais importante obra que Jesus deixou?... – A Missa é a reprodução daquele gesto magnífico da Ceia Pascal, quando Ele mudou o pão e o vinho em seu corpo e sangue... A Santa Igreja que recebeu o encargo de repetir este gesto – «Fazei isto em memória de mim» – o reproduz por intermédio de seus ministros, aplicando, assim, a cada momento, os merecimentos, lucrados uma vez para sempre, no Calvário... Esta revelação da Medalha nos sugere que não há devoção a Nossa Senhora sem devoção à Missa...
IX
A CRUZ NA MEDALHA...
O sinal da Cruz que encima o travessão do Monograma nos evoca a Cruz do Calvário. É o sinal da nossa Redenção!... Nós somos filhos do Calvário. Possuímos o sangue rubro da nobreza cristã!... O cristão nasce com o sinal da cruz – «Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo»... A Cruz nos ensina os principais mistérios da nossa fé: Unidade de Deus e Trindade de Pessoas bem como o mistério do Filho de Deus fazendo-se homem no seio puríssimo da Santíssima Virgem, para poder sofrer e morrer pelos homens... – A Cruz lembra ainda a grandeza do sofrimento na vida cristã... Quem procura Cristo sem a Cruz, arrisca-se encontrar a Cruz sem Cristo.



 NOTA DO BLOG: Sugere-se, entre o “Lembrai-vos” e a "Oração da Novena”, a leitura do Evangelho do dia e uma breve pausa para reflexão, seguindo-se com a 1ª “Oração da Novena”, e após esta, a uma das “Leituras Complementares” (segundo o dia da respectiva novena, por exemplo: 1º dia da Novena, lê-se “I A Serpente na Medalha”, e assim sucessivamente a cada semana). Encerra-se a Novena com a oração de “Consagração”. 




FONTE: livreto comemorativo dos “150 Anos da Aparição de Nossa Senhora das Graças a Santa Catarina Labouré, Filha da Caridade – Novena Perpétua da Medalha Milagrosa”, compilada e orientada por P. Enio da Paz, C.M., Carazinho-RS, 1979 – Texto revisto e atualizado.