Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Santa Catarina Labouré e a Cruz Misteriosa ...

SANTA CATARINA LABOURÉ E A CRUZ MISTERIOSA


Na postagem anterior, falávamos sobre a presença da Cruz nas Aparições da Virgem Imaculada e no quanto esse sinal é importante na vida dos cristãos. Hoje queremos reproduzir a narrativa de um fato extraordinário relatado por Santa Catarina e que muito impressionou o Tribunal canônico, e, vale dizer, até hoje não há explicação satisfatória.

Vejamos:

“A 30 de Julho de 1848, a Irmã Catarina escreveu ao Padre Aladel, que vira uma cruz, carregada por muitos homens encolerizados; esses homens percorriam as ruas de Paris, lançando o terror nos corações. A um dado momento, lançaram a cruz na lama e fugiram. A cruz é erguida por outros homens, que a cobrem com um véu; e ouviu-se essa voz: 'O sangue corre, o inocente morre, o pastor dá a vida por suas ovelhas.'

A cruz é ereta sobre o pedestal e ornada com a imagem de Jesus crucificado, como no momento da sua morte, e por trás vê-se a bandeira da França: a parte branca toca a cabeça de Nosso Senhor e simboliza a inocência, a vermelha significa o sangue que corre, e a azul é o emblema de Maria. Esta cruz, chamada cruz da vitória, será muito venerada e será um lugar de peregrinação.

E a Vidente termina com essas palavras ao Padre Aladel: 'Esta é a terceira vez que vos escrevo sobre esta cruz. Consultei a Deus, a Santíssima Virgem e ao nosso bom pai São Vicente, no dia de sua festa e durante a oitava, pedindo que esse pensamento singular saia da minha cabeça. Mas, em lugar de me sentir aliviada, sinto um tormento de declarar tudo isto ao meu diretor.'1
Padre Aladel, diretor espiritual de Santa
Catarina Labouré

Que pode significar essa cruz? E que poderia fazer o Padre Aladel para satisfazer a visão da Irmã Catarina? Muitos perguntam e ninguém sabe explicar. A própria Vidente pretendia ver uma realidade ou um simbolismo? As palavras: 'O pastor dá a vida por suas ovelhas', podem se referir ao Arcebispo de Paris, Monsenhor Affre, que foi mortalmente ferido ao saltar uma trincheira, a 25 de Julho de 1848, cinco dias antes da carta acima referida.

O notável é que, em todas as aparições da Santíssima Virgem, aparece a cruz. No reverso da Medalha Milagrosa, encimando o monograma de Maria, está a cruz, e embaixo os dois corações de Jesus e Maria.

Na noite que precedeu a conversão de Ratisbonne, segundo ele mesmo declarou ao Tribunal, não pôde conciliar o sono, porque lhe parecia ver uma grande cruz, semelhante à da Medalha Milagrosa.

A própria Virgem Imaculada, na visão da noite de 18 para 19 de Julho de 1830, tinha dito à Vidente, entre soluços: 'Minha filha, a cruz será desprezada.' Nossa Senhora referia-se à Comuna de 1870, porque a Irmã Catarina escreveu: 'Eu pensava quando isto haveria de acontecer, e ouvi bem: daqui há quarenta anos.'2

Há, pois, um mistério nessa visão da Irmã Catarina relativa à cruz, a percorrer Paris, carregada por bandidos, e por eles jogada na lama. A Vidente sentiu-se interiormente atormentada até que comunicasse tudo ao seu diretor. O fato desta aparição parece, pois, incontestável.”
Cristo Crucificado. Imagem em
madeira policromada. Foto:
Pinterest.


É, de fato, uma narrativa extraordinária, e, a nosso modesto modo de ver, referia-se ao grave período de guerra e perseguições à Igreja na França. Todavia, deixemos as especulações à parte, pois o que mais sobressai na narrativa dessa visão da santa Vidente é seu simbolismo: a cruz desprezada por uns é acolhida e levantada como estandarte de vitória por outros, por quem a reconhece como símbolo máximo de sua redenção.








Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.



____________________
1 Conserva-se até hoje essa narração da Irmã Catarina ao Padre Aladel, entre os papéis manuscritos pela Santa.


2 Depois do falecimento da Irmã Catarina, em 1876, circulou uma pseudoprofecia, atribuída a ela. Diziam que ele escrevera: “Pensei quando isto devia acontecer, e ouvi bem: daqui há quarenta anos, e depois de dez anos haverá a paz.” – Portanto em 1880. Ora, nesse ano não houve algum acontecimento que produzisse a paz … – Mas conservam-se esses manuscritos da Vidente, e em nenhum deles leem-se essas palavras: e dez anos depois haverá paz. Basta isto para provar a falsidade dessa pseudoprofecia que impressionou o Tribunal canônico.




FONTE: CASTRO, Padre Jerônimo Pedreira de. “Santa Catarina Labouré e a Medalha Milagrosa”, Editora Vozes, 2ª edição/1951, Cap. VII – A Bela Alma de Santa Catarina Labouré, pp. 209 a 211. O título e os destaques são nossos, bem como o texto foi revisto e atualizado.