Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!

terça-feira, 28 de novembro de 2017

SANTA CATARINA LABOURÉ, A VIDENTE DA SANTÍSSIMA VIRGEM – PARTE I


Ainda estamos no mês de Novembro dedicado à Santíssima Virgem Imaculada Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, mas também à sua Vidente, sua Confidente; aquela alma eleita pela Providência Divina para se tornar a Mensageira da Medalha Milagrosa. O dia de sua memória litúrgica, 28 de Novembro (hoje), dia seguinte à Festa da Senhora Imaculada.

Como defini-la, como descrever sua vida e missão? É o que pretendemos fazer a partir de agora.
Eu fui apenas um instrumento, dizia; eu não sabia nem mesmo escrever, e por isto a Santa Virgem me escolheu” – define-se a própria Santa(1).

A INFÂNCIA DE SANTA CATARINA(2)

A pequena Zoé tinha nove anos e chorava. Sua mãezinha acabava de morrer. Não chorava sozinha. Também choravam seu pai, Pedro Labouré [pronuncia-se: “Laburrê”], sua irmã Tonine, de sete anos, e seu pequeno irmão Augusto, que ficara aleijado após ter caído de uma carroça conduzida pela sua ama de leite. Zoé tinha ainda outros sete irmãos e irmãs, todos mais velhos que ela.


Zoé era a Catarina a quem a Virgem haveria de aparecer mais tarde. Na família chamavam-na Zoé, porque o dia em que nasceu — 2 de maio de 1806 — é aquele em que se festeja Santa Zoé. Mas seu verdadeiro nome era Catarina, porque esse foi o que o sacerdote lhe deu no Batismo.
A grande sala estava cheia de vizinhos e amigos. Falava-se em voz baixa. No quarto onde jazia a mãe recentemente falecida, rezava-se com fervor. Crendo-se sozinha no quarto dos pais, a pequena Zoé subiu numa cadeira para alcançar a imagem de Nossa Senhora. Abraçou-a e disse-lhe chorando: Vós sereis agora a minha mamã!”.
Catarina tinha assim acabado de se entregar à Santíssima Virgem, que iria protegê-la ao longo de toda a vida.
De momento, Pedro Labouré tinha de organizar-se para que a vida da propriedade continuasse. As duas pequenas, Catarina e Tonine, deveriam partir para a casa da tia Margarida, irmã de Pedro, que morava a nove quilômetros.
Catarina deixou assim o sítio no qual nascera. Era uma bela propriedade na Borgonha, em Fain-les-Moutiers, dotada de um grande pombal. Seu pai era também pessoa importante na aldeia, da qual foi intendente. Além da dor que lhe causava a morte da mãe, Catarina entristecia-se agora por ter de deixar o pai a quem queria muito. Mas partiu corajosamente com a tia, levando Tonine pela mão.
Sta. Catarina nos afazeres domésticos
A tia Margarida e o tio Antônio, seu marido, fabricavam vinagre. Possuíam uma casa grande, acolhedora e muito animada, com dois filhos e quatro filhas, todos mais velhos que as duas pequenas. Foi nesta família que elas ficaram dois anos completos. Findo esse período, e sentindo Pedro a falta das suas filhas, Catarina regressou ao sítio familiar junto com Tonine.
Chegara para ela a hora de fazer a primeira comunhão, e assim a alegria de reencontrar o pai foi redobrada pelo desejo de receber Jesus no coração.
Maria Luísa, a irmã mais velha, ensinou-lhe os trabalhos da propriedade. Nutria um grande sonho, que o regresso de Catarina tornaria realizável: queria ser religiosa, mas para isso era preciso que Catarina fosse capaz de substituí-la como encarregada do sítio.
Catarina, que acabava de completar 12 anos, sentindo-se feliz, comentou com a sua irmãzinha Tonine: Nós duas faremos andar esta casa”. E com ardor assumiu a pesada tarefa de secundar o pai nos trabalhos da propriedade.
Igreja de Moutiers-Saint-Jean, situada
na entrada do vilarejo onde Sta. Catarina
residia, e onde assistia o santo Sacrifício
da Missa e onde fez sua Primeira Com-
munhão.
A VIDA DE CATARINA NA PROPRIEDADE
Com coragem, ajudada pela pequena irmã Tonine e por uma empregada, Catarina cuidou das tarefas domésticas da melhor forma. Tinha tanta coisa a fazer! Levantava-se com as primeiras luzes da aurora, começava por preparar a comida para toda a família e também para os operários agrícolas que trabalhavam com o pai. Durante as colheitas, ela mesma levava a comida ao campo. Quando preparou pela primeira vez o pão para toda a semana, ficou com receio de não conseguir um bom cozimento no grande forno.
Tinha também que se ocupar dos animais, recolher os ovos das galinhas, ordenhar as vacas duas vezes por dia e levá-las ao bebedouro da aldeia. Como não existia água canalizada, ia buscá-la no poço que ficava na praça, junto ao lavadouro, perto do portão de entrada do sítio. Puxar a água e transportá-la era sempre um trabalho pesado.
Mas o que dava maior satisfação a Catarina e Tonine era ir ao pombal dar de comer aos pombos. Eram várias centenas, e todos conheciam bem Catarina, pois assim que ela chegava, punham-se a voar em seu redor para apanhar no ar os grãos que ela lhes lançava.
O velho pombal com sua pesada torre no
pátio da fazenda - casa de Santa Cata-
rina Labouré,
Uma vez por semana também tinha que ir de carroça ao mercado, a 15 quilômetros de distância. Levava manteiga e ovos para vender.
Além desses serviços, ocupava-se também de Tonine, e especialmente do pequeno irmão aleijado, com um zelo de mãe.
No início ela não sabia fazer tudo, sendo por isso muito ajudada pela empregada do sítio. Mas com o passar do tempo foi-se tornando capaz de fazer andar esta casa”, conforme tinha dito. Assim, quando completou 14 anos, a empregada tornou-se desnecessária.
De onde vinha essa coragem de Catarina? Todos os dias ela desaparecia por um certo tempo, porque ia rezar na capela da aldeia que se encontrava bem próxima, ao lado da sede da administração local. Ali, sempre de joelhos sobre as lajes frias, rezava muito tempo. Depois da grande Revolução [1789], deixara de haver ali um pároco, e Jesus não voltou a habitar o tabernáculo, sendo a Missa rezada apenas esporadicamente.
A família de Catarina era muito católica. Seu pai fizera restaurar a capela da Virgem, no interior da igreja, onde Catarina reencontrava sua Mãe do Céu, ao rezar demoradamente diante do quadro que a representava com os braços abertos.
Assim eram as imagens, à época, que
representavam a Virgem Imaculada.
As orações não adiantam os trabalhos”, dizia-lhe às vezes uma vizinha que não era muito amável. Também outros a criticavam sem razão: “Rezar não é tudo. É preciso também trabalhar”. Mas se Catarina fazia os seus serviços tão bem, era precisamente porque todos os dias dedicava um tempo à oração.
Para a Missa do domingo, ela ia com Tonine à aldeia de Moutiers Saint-Jean, onde fizera a primeira comunhão. O caminho se iniciava por uma ladeira que subia por mais de um quilômetro, percebendo-se lá do alto o campanário da igreja sobre as árvores. À saída, as duas meninas cumprimentavam as jovens da sua idade e voltavam rapidamente para casa. Nos dias da semana, quando podia, Catarina também ia à Missa, percorrendo a pé o percurso de ida e volta, totalizando quatro quilômetros.
A VOCAÇÃO DE CATARINA
Mas a oração não era suficiente para Catarina. A partir dos 14 anos, ela quis oferecer cada vez mais sacrifícios. Começou a jejuar às sextas-feiras e aos sábados. Em cada um desses dias ela só fazia uma refeição, e nada dizia. Tonine teve medo de que ela adoecesse, e tentou impedi-la:
  • Vou dizer ao pai!”.
  • Pois bem, dize-lhe!”.
O pai repreendeu-a, e deu-lhe ordem para acabar com aquilo. Mas para Catarina esse era um assunto entre Deus e ela, não devendo mais ninguém intrometer-se. E continuou.
Catarina já acalentava, de fato, um grande desejo que um dia confiou em segredo a Tonine: queria ser religiosa, consagrar-se a Deus, atender os doentes e entregar-se à oração. Combinou com Tonine que lhe passaria os cuidados da casa, assim que estivesse crescida o suficiente para assumir sozinha tal responsabilidade.
São Vicente de Paulo, fundador da
Congregação dos Padres da Missão
(Lazaristas) e das Filhas da Cari-
dade;
Certa noite Catarina teve um sonho: Viu-se na igreja da aldeia, no lugar que habitualmente ocupava na capela de Nossa Senhora, quando chegou para rezar a Missa um sacerdote idoso, que ela não conhecia. O olhar muito vivo do sacerdote impressionou-a. No fim da Missa ele fez-lhe sinal para que se aproximasse, mas ela recuou. Pouco depois, e ainda durante o seu sonho, ela foi visitar um doente, mas lá encontrou de novo o mesmo padre que lhe disse:
Minha filha, está muito bem cuidar dos doentes. Hoje fugiste de mim, mas um dia serás muito feliz por poderes vir a mim. Deus tem projetos para ti. Não o esqueças!”.
Um pouco receosa, Catarina afastou-se, mas sentiu no coração uma alegria que lhe deu a impressão de não estarem os seus pés a tocar a terra. Quando no seu sonho ela chegou à entrada do sítio, acordou.
Em breve ela saberia quem era aquele sacerdote idoso.
A LONGA ESPERA

Ao completar 18 anos, Catarina ainda não sabia escrever, pois nunca tivera tempo para aprender. Agora, porém, era indispensável possuir esse conhecimento para tornar-se religiosa. Como tinha uma prima educadora, que mantinha um internato em Châtillon, foi ali aceita como aluna, ficando Tonine a cuidar da casa durante a sua ausência.
Para alegria de Catarina, em Châtillon havia Missa e um sacerdote a quem confiar-se. Ao ouvi-la contar o seu sonho, e parecendo-lhe a descrição familiar, o sacerdote comentou: Creio, minha filha, que aquele sacerdote não é outro senão São Vicente”.
Mais tarde, ao visitar uma religiosa em companhia da prima, ela teve ali uma grande surpresa. Viu num quadro o velho sacerdote que lhe aparecera naquele sonho: “Mas é o quadro do nosso Pai São Vicente de Paulo”. Foi ele quem fundou as Filhas da Caridade –– explicaram as religiosas.
Para Catarina, estava tudo muito claro: era ali que deveria tornar-se religiosa. Mas ainda tinha que completar os 21 anos, e temia que o seu pai não estivesse de acordo. Voltou ao sítio e retomou o seu trabalho, mas o pai, que já suspeitava de alguma coisa, estava resolvido a não ceder.
A grande e austera porta da Casa-Mãe
das Filhas da Caridade, Rue du Bac,140,
Paris. Pórtico pelo qual Santa Catarina
transpôs, pela primeira vez, no dia 21
de Abril de 1830.
 
Quando completou 21 anos, Catarina falou-lhe francamente do seu projeto. Mas ele se recusou furiosamente, pois preferia que ela se casasse. Conhecendo a obstinação da filha, e numa tentativa de fazê-la mudar de ideia, mandou-a para Paris no começo do ano seguinte, para ajudar um irmão que tinha um pequeno restaurante e vendia vinho, mas que estava sozinho por ter enviuvado recentemente. Embora muito entristecida por ter de enfrentar a oposição do pai ao desejo de se tornar religiosa, e por se ver assim afastada dele, Catarina obedeceu.
O ambiente do restaurante em Paris não lhe agradou. Os clientes lançavam-lhe galanteios, e o irmão continuava a fazer todos os esforços para levá-la a esquecer o seu grande projeto e convencê-la a casar-se. Mas Catarina não se deixou vencer. A sua vocação permaneceu mais forte do que nunca: ela queria ser religiosa.
“O combate é, alguma vezes, penoso! A constante oração de Catarina é um pedido de socorro: Meu Deus, eu me ofereço a vós. Desejo ser toda vossa , ó meu Deus, fazei de mim tudo o que vos aprouver.(3)
Ao cabo de um ano, seu irmão voltou a casar-se. Ela então decidiu voltar a Châtillon, à casa da prima, para continuar a aprender o que lhe faltava.
A prima tinha acabado de casar-se com outro irmão de Catarina, e recebeu-a bem juntamente com o marido. Ambos resolveram defendê-la perante o pai, que acabou finalmente por aceitar sua decisão. Catarina ficou ainda algum tempo na casa da prima, mas passou a frequentar, tanto quanto possível, o convento das Filhas da Caridade.
A Irmã Vitória, apenas um pouco mais velha do que Catarina, tendo acabado de formá-la nas coisas que ainda lhe faltavam, começou a explicar-lhe a vida religiosa. Por fim, em janeiro de 1830, Catarina entrou como noviça em Châtillon, causando desde logo admiração pelo fervor com que rezava.
Uma Filha da Caridade à frente da Casa-
Mãe.
Duas vezes por semana as Irmãs preparavam a sopa destinada aos doentes pobres, que traziam cada qual a sua panela para ser enchida.

Mais tarde, a 21 de abril, Catarina partiu para Paris, onde haveria de passar todo o tempo restante da sua vida de religiosa. Não haviam ainda decorrido três meses quando, numa noite de julho, o seu anjo da guarda veio acordá-la para lhe dizer que a Santíssima Virgem a esperava na capela do convento.






Continua....

O R A Ç ÃO

LADAINHA A SANTA CATARINA LABOURÉ(4)


Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Santa Catarina Labouré, rogai por nós.
Seguidora de Jesus Cristo, rogai por nós.
Serva da Mãe Imaculada, rogai por nós
Filha de São Vicente de Paulo, rogai por nós.
Mulher da Santa Oração, rogai por nós.
Amiga da pobreza, rogai por nós.
Lírio da Castidade, rogai por nós.
Modelo da obediência, rogai por nós.
Amante da vida oculta, rogai por nós.
Desprezadora da Glória humana, rogai por nós.
Rosa da caridade, rogai por nós.
Espelho de todas as virtudes, rogai por nós.
Religiosa do Altíssimo, rogai por nós.
Flor da Rua do Bac, rogai por nós.
Imitadora de Cristo, rogai por nós.
Zeladora das almas, rogai por nós.
Propagadora da Medalha Milagrosa, rogai por nós.
Exemplo de vida fraterna, rogai por nós.
Batalhadora contra a falsidade, rogai por nós.
Extirpadora dos Crimes, rogai por nós.
Restituidora da paz, rogai por nós.
Reformadora dos costumes, rogai por nós.
Conquistadora dos corações, rogai por nós.
Auxílio dos aflitos, rogai por nós
Aterrizadora dos demônios, rogai por nós.
Ressuscitadora dos mortos, rogai por nós.
Gloriosa taumaturga, rogai por nós.
Santa do mundo inteiro, rogai por nós.
Glória da família Vicentina, rogai por nós.
Alegria da corte celeste, rogai por nós.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus que Tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

Oremos: Imploramos ó Deus a vossa misericórdia pela intercessão da bem- aventurada Santa Catarina Labouré, virgem e religiosa, que vos foi agradável pelo serviço da caridade aos pobres e pela propagação da Medalha Milagrosa de Maria Imaculada Mãe do vosso Filho que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.


Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.




___________

  1. CASTRO, Pe. Jerônimo Pedreira de. “Santa Catarina Labouré e a Medalha Milagrosa”, Editora Vozes, II Edição/1951, Cap. VII, p. 201.
  2. A partir de então, o texto é composto de excertos do artigo publicado pela Revista “Catolicismo”, Novembro/2008, sob o título “A Medalha Milagrosa”, de autoria de Benoît Bemelmans.
  3. CHARPY, Élisabeth. “Orar 15 Dias com Santa Catarina Labouré A Vidente da Medalha Milagrosa”, Editora Santuário, 2012, p. 23.
  4. http://www.paroquiadesantaquiteria.com.br/index.php/oracoes/48-ladainha-a-santa-catarina-laboure

Nenhum comentário:

Postar um comentário