Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!

segunda-feira, 27 de agosto de 2018


MEMÓRIA MENSAL DA REVELAÇÃO DA MEDALHA MILAGROSA


Da esquerda para direita: Papa Gregório XVI, Papa Pio IX, Papa João XXIII
e Papa João Paulo II.

OS PAPAS E A MEDALHA MILAGROSA


PAPA GREGÓRIO XVI. Autorizou a cunhagem da medalha para toda a Igreja. Ele mesmo a colocou sobre sua mesa de estudo, ao pé do crucifixo, e dava-a as muitas pessoas que lhe visitavam.

BEATO PAPA PIO IX. Aprovou a Arquiconfraria da Medalha Milagrosa na Paróquia de San Ginés de Madrid (Espanha), em Fevereiro de 1845. Este mesmo Pontífice impulsionou a propagação da medalha que sempre considerou como prenúncio do dogma da Imaculada Conceição. Pio IX foi quem aprovou a instituição, em todo o mundo, da Associação de Filhas de Maria, usando como emblema a Medalha Milagrosa.

PAPA LEÃO XIII. É o Pontífice que mais privilégios outorgou à medalha. O primeiro foi conceder 300 dias de indulgencia a quantos disserem quatro vezes a jaculatória, repetindo-a três vezes ao dia: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós!” Este Pontífice também instituiu, em 1894, a festa do dia 27 de Novembro, e concedeu indulgência plenária a todos os fieis que, arrependidos, confessados e tendo comungado, visitarem – em dito dia – qualquer igreja ou oratório unido às casas dos Missionários Vicentinos (Lazaristas) ou das Filhas da Caridade.
Emblema da Associação da Medalha Milagrosa

PAPA SÃO PIO X. Aprovou a Associação da Medalha Milagrosa no dia 8 de Junho de 1909.

PAPA BENTO XV. Enriqueceu também com privilégios especiais a Medalha Milagrosa, dentre outros, 100 dias de indulgencia “só” por levar consigo a Medalha Milagrosa.

PAPA PIO XI. Concedeu 300 dias de indulgência a todos os fieis por quantas vezes recitarem a jaculatória: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós!” Este Pontífice sentia grande entusiasmo pela imagem da Milagrosa (Virgem com o globo); na primeira fase de sua segunda aparição, sustentando o globo terreno em suas mãos. E foi quem a intitulou RAINHA DAS MISSÕES E RAINHA DO MUNDO.

VENERÁVEL PAPA PIO XII. Não duvidou em canonizar a Irmã Catarina Labouré, a Vidente da Virgem e instrumento imediato para a cunhagem da medalha. Sua canonização é a aprovação indireta, porém, irrefutável da veracidade e autenticidade da medalha.

PAPA SÃO JOÃO XXIII. Foi um grande devoto da Medalha Milagrosa, e quem, enquanto apenas era ajudante na Congregação de Propaganda Fide1 (atualmente, “Congregação para Evangelização dos Povos”), propôs convencer a todos para que Nossa Senhora do Globo (a Milagrosa em sua primeira aparição de 27 de novembro) fosse reconhecida e proclamada a Rainha das Missões. E quando era Núncio em Paris, ia com frequência rezar diante do altar de Nossa Senhora, na Rue du Bac.

BEATO PAPA PAULO VI. Enriqueceu o culto à Virgem Milagrosa outorgando novas e múltiplas indulgências a quantos assistam, ao menos um dia, aos Tríduos ou Novenários em sua honra, ou levem consigo a sagrada Medalha.

PAPA SÃO JOÃO PAULO II. Em seu grande amor a Maria, durante sua visita apostólica a Paris, esteve na capela das aparições, no dia 31 de maio de 1980, orou diante do altar da Virgem Milagrosa e diante da urna com o corpo incorrupto de Santa Catarina Labouré, e desta mesma capela, fez uma bonita pregação em honra à Virgem.





Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.





FONTE:
http://www.corazondepaul.com/index.php/esp/virgen-maria/118-los-papas-y-la-medalla-milagrosa - Texto por nós traduzido e adaptado para o português do Brasil.

__________________
1 Foi criada pelo Papa Gregório XV, através da Bula Inscrutabili Divinae, em 22 de Junho de 1622, tendo como primeira denominação “Propaganda Fide”, e seu principal objetivo é a propagação da Fé pelo mundo inteiro, coordenando as forças missionárias, proporcionando diretivas às missões, promovendo a formação do clero e hierarquias locais, promovendo ajudas materiais e fomentando a criação de novos Instituto missionários. Para mais informações, acesse http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cevang/documents/rc_con_cevang_20100524_profile_po.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário