Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!

quarta-feira, 27 de junho de 2018


MEMÓRIA MENSAL DA REVELAÇÃO DA MEDALHA MILAGROSA


A MEDALHA MILAGROSA: BRASÃO DE MARIA


"Mãe dos pobres,
humildes e simples,
dos tristes e das crianças,
que sempre confiam em Deus.
Vós, que vivestes a dor e a pobreza,
que sofrestes à noite no lar,
que és a mãe dos pobres e esquecidos;
Vós sois o consolo daquele que reza em seu choro.

Ó Maria concebida sem pecado,
rogai por nós
,
que recorremos a vós”


O reverso da Medalha Milagrosa

A Medalha Milagrosa: Brasão de Maria


Três lindas insígnias dos dons com que o céu adornava Maria, vamos enunciar agora: são o ensinamento mais precioso, o timbre mais florido do escudo de Maria. Agora, olhe para o lado reverso da Medalha Milagrosa:

As doze estrelas. A luz é o que torna os corpos bonitos e também as almas. É por isso que a (Sagrada) Escritura apresenta Maria vestida de sol, com o suave brilho da lua, na base, e coroada pelas estrelas.

Estas doze estrelas simbolizam, diz São Bernardo, as prerrogativas da Virgem: são as quatro prerrogativas “do Céu”, as quatro prerrogativas “da Carne”, e as quatro prerrogativas “do Coração". Doze prerrogativas que constituem a Rainha do céu, da terra e dos abismos.

A Cruz e a letra M. Em nome de seu diretor espiritual (Pe. Aladel), a Irmã Catarina perguntou à Virgem se no reverso da Medalha deveria colocar uma breve oração, como a que aparece ao redor da imagem no anverso, e a Virgem respondeu: “o M e os dois corações dizem o bastante”.

A Cruz que repousa sobre o M, nos diz que Maria é a Mãe de Jesus Cristo, que morreu na cruz para nos salvar. Nos diz também que Maria cooperou não só com o desejo e a vontade de participar da redenção, mas também porque deu a Jesus o corpo que iria morrer, “a carne de Cristo é a carne de Maria”, o sangue que purificou o mundo, era o sangue de Maria, sangue levado e preservado em suas puras entranhas. Durante nove meses ela alimentou, de seu próprio ser, o corpo de Cristo, e quando dessa Estrela nasceu o Sol da Justiça, a Virgem aplicava seus seios nos lábios santíssimos de Deus; e assim comunicou ao Redentor a flor do sangue virginal, que deveria ser o preço da nossa salvação.

A esta cooperação, juntou as dores com que no Calvário seu Filho ofereceu ao eterno Pai.

Maria é a Mãe de Jesus morto na cruz, ao pé da qual foi, como um precioso vaso, recolhendo o preciosíssimo sangue a ser logo aplicado a todo gênero humano. Ela é a Mãe espiritual de todos os redimidos, e todos nós somos filhos de suas dores.

Os Sagrados Corações. O coração é a sede e o símbolo do amor. A união desses dois corações significa que são inseparáveis, que um mesmo desejo ardente os une: o desejo da salvação de toda a humanidade.
Postal francês com a Cruz e o M e os
Corações de Jesus e Maria (reprodução
do reverso da Medalha Milagrosa)

Mas o amor gera sacrifício e, nas chamas vivas desse amor, esses dois Corações foram inundados para purificar e santificar todos os filhos de Adão. São como as duas aves que o autor do Levítico ordenou para que fossem oferecidas pelos imundos leprosos, advertindo ao sacerdote de que o sangue de um deveria manchar o outro. Morre Jesus na cruz e Maria bebe do amargo cálice de sua Paixão, refletindo em seu Coração as penas de seu amado moribundo. Os dois carregaram sobre si as iniquidades dos homens.

É por isso que os dois Corações que aparecem na Medalha Milagrosa: o de Jesus, rodeado de espinhos e derramando sangue; o de Maria, rodeado de rosas e transpassado por uma espada, ambos unidos no mesmo amor e no mesmo sacrifício.

Façamos uma companheira à sua imagem, disse Deus, quando criou o homem. Quando Deus viu o sofrimento de seu Filho, quis dar-lhe uma companheira, que lhe fosse semelhante em tudo, a Santíssima Virgem.

Não é verdade, caro leitor, que a Medalha Milagrosa é um compêndio de Teologia Mariana e que merece o nome de “Brasão de Maria”?


_____________Rafael Cabrera, 1937. Voz Celeste (Padres Paúles)






Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.



FONTE: https://fraymartindeporres.wordpress.com/2015/11/27/la-medalla-milagrosa-escudo-de-armas-de-maria/ (Texto traduzido e adaptado por nós para português do Brasil. Os destaques são nossos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário