Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

SÃO VICENTE DE PAULO: O PERFIL DE UM REALIZADOR



Duas características da personalidade de São Vicente de Paulo ressaltam aos olhos de quem lê um pouco sobre sua vida: a aguda sensibilidade para entender a natureza humana e a admirável capacidade de organização. Homem comunicativo, capaz de se relacionar com todo o tipo de pessoa, dos nobres ao mais pobre dos pobres, São Vicente empolgou homens e mulheres, pobres e ricos, padres e leigos, levando-os todos ao serviço da caridade, em nome de uma fé absoluta nos desejos de Deus. Essa facilidade de articulação, aliada a uma percepção altamente desenvolvida, que lhe permitia identificar o momento propício para lançar as sementes de suas realizações, foi, sem dúvida, responsável pelo sucesso de seus empreendimentos, vivos até hoje, [mais de] quatrocentos anos depois de seu nascimento.

Homem prático e inventivo, São Vicente empreendeu os projetos mais variados e teve talento para levá-los adiante, com grande êxito. Para tudo o que quis e fez, soube encontrar recursos, e entusiasmou pessoas, reunindo-as em torno de si e incutindo o sentido do pobre como imagem privilegiada de Jesus Cristo. Ousado e criativo, São Vicente era, paradoxalmente, fiel aos sinais da Providência de Deus, a ponto de ter dado, algumas vezes, impressão negativa de lentidão nas suas decisões. Andava devagar, mas firme e seguro. Apenas se persuadia da vontade de Deus, realizava-a com decisão, inteligência, alma e coração. Para ele cada acontecimento é sinal de Deus e converte-se em sinal privilegiado e particularmente claro e imperativo quando diz respeito diretamente aos pobres. É que ele estava atento aos apelos de seu tempo e soube, como ninguém, descobrir a vontade de Deus, tanto no “clamor dos pobres” como nos anseios da Igreja.

SUAS GRANDES VIRTUDES

SIMPLICIDADE

A simplicidade é o meu Evangelho”

HUMILDADE

A humildade é a origem de todo o bem que fazemos. É o fundamento da perfeição evangélica e o coração de toda a vida espiritual. Quem tiver esta virtude obterá todas as demais”

DOÇURA

Todas as pessoas desejam ser tratadas com doçura”

MORTIFICAÇÃO

É preciso esvaziar-se de si mesmo para que Deus nos plenifique”

ZELO

Amemos a Deus, mas que seja à custa de nossos braços e do suor de nossos rostos. Que me adianta amar a Deus se meu próximo não O ama! Jesus Cristo é a regra da Congregação da Missão”

S. Vicente de Paulo

✫ ✫ ✫

“Tenho particular devoção em seguir passo a passo a adorável Providência de Deus.”

“O bem que Deus quer que se faça, se faz por si mesmo.”

“Os pobres são os nossos senhores e nossos mestres.”

“Sejamos misericordiosos e façamos misericórdia a todos, de tal sorte que não nos encontremos jamais com um pobre, sem o consolar, se podemos, nem com um homem ignorante, sem lhe ensinar.”





NOTA: No mês de Setembro comemora-se a Festa de São Vicente de Paulo (dia 27), o fundador da Congregação da Missão (Padres Lazaristas) e das Filhas da Caridade (juntamente com Santa Luísa de Marillac), e Patrono das Obras de Caridade, bem como no corrente ano celebra-se também o IV Centenário do Carisma Vicentino, com o tema “Era forasteiro e me acolhestes.1





______________



Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.



FONTE: “A CHAMA” Revista da Associação de Pais e Mestres do Colégio São Vicente de Paulo-RJ, Ano IX, n. 33, fevereiro/1982, p. 10 – O título e o subtítulo são nossos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário