Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!

segunda-feira, 15 de abril de 2019


VIRGEM IMACULADA: MÃE, MEDIANEIRA E CORREDENTORA



“… Nas necessidades, Maria faz-se nossa intérprete, como uma mãe para o seu filhinho doente. A criança sabe chorar, mas não sabe exprimir-se. Tanto pode ser um alfinete a picá-lo, como a fome e a doença. Então a mãe fala por aquele que não o sabe fazer. E do mesmo modo que uma mãe conhece as necessidades do seu menino melhor do que ele mesmo, assim Nossa Senhora compreende e conhece as nossas lágrimas e preocupações melhor do que nós. Assim como uma criança precisa do médico, assim Nossa Senhora sabe que nós necessitamos do Seu Filho. Nosso Senhor é medianeiro entre nós e o Pai Celeste: igualmente Nossa Senhora é medianeira entre nós e Jesus. Ela enche as nossas talhas vazias, abastece-as com o elixir da vida, salva nas nossas alegrias. Maria não é a nossa redenção: não caiamos no absurdo. Assim como a mãe não é o médico, assim Maria não é o Redentor; do mesmo modo porém que muitos de entre nós devem a conservação da sua vida física à mãe terrena, assim devem a conservação da sua vida espiritual à Mãe de todas as mães, a Nossa Senhora.
Três anos depois das bodas de Caná, já tudo se havia realizado. Chegara a hora; o vinho transformara-se em sangue. Jesus operou os milagres e os homens crucificaram-nO.
O Senhor contempla da Cruz as duas criaturas que Lhe são mais queridas sobre a terra: João e a Sua Santa Mãe. Ele retoma agora o tema de Caná e dirige-se a Ela numa segunda Anunciação, com o mesmo título que Lhe conferiu na festa das núpcias: "Mulher." Com um movimento dos Seus olhos cheios de pó e da Sua Cabeça coroada de espinhos, olha com ternura para Aquela que conscientemente O instigou à Cruz e que agora está à sua direita, aos pés dele, e diz-Lhe : "Este é Teu Filho." Depois dirige-se a João e não o chama pelo nome, porque não fala somente ao filho de Zebedeu, mas a todos nós, e diz: "Esta é tua Mãe."

Depois de tantos anos, é esta a resposta às palavras misteriosas do Evangelho da Encarnação: "deu à luz o Seu primogênito." Quereria isto dizer que Nossa Senhora havia concebido outros filhos? Decerto, mas não segundo a carne. Devia ter outros filhos segundo o espírito: João é o Seu segundo filho; Pedro, André, Tiago, terceiro, quarto, quinto e assim sucessivamente até nós, milhões de milhões de filhos. Na alegria de Belém tinha gerado o Seu Primogênito, Jesus. Na dor aos pés da Cruz, há de agora gerar o Seu segundo filho e a nós todos, não por figura da metáfora, mas em virtude das dores como de parto. Assim como uma mãe não pode esquecer os filhos do seu seio, tampouco Ela pode esquecer os filhos gerados em semelhante dor e agonia. Do mesmo modo que temos uma mãe terrena que nos deu à luz através dos trabalhos da carne, assim temos uma outra Mãe que nos leva a Jesus através dos trabalhos do espírito. Estou certo de que nenhum de vós permitirá que um preconceito nascido há umas centenas de anos o impeça de aceitar a necessidade de ter como Mãe Aquela que o Senhor nos deu aos pés da Cruz.
A Ela vos recomendo, um a um. Que dos vossos lábios saia uma só e essencial oração; de fazerdes a vontade de Deus para poderdes cumprir o preceito de Caná: "Fazei o que Ele vos disser". E terminemos com as palavras de Mary Dixon Thayer:

Senhora tão formosa, e de azul vestida,
Ensinai-me a rezar!
Se Deus é o teu Filho, pois O deste à vida
Ensina-me a maneira de como lhe falar!

Tiveste-O sentadinho sobre os teus joelhos.
De manhãzinha, à tarde e de noite também,
E foste tu a dar-Lhe os primeiros conselhos
E a contar-Lhe histórias, como a minha mãe.

De noite, quantas vezes as Suas mãozinhas.
Nas tuas descansaram em gesto de criança!
Não quererás deixar-me descansar as minhas
A Seus divinos pés, como penhor de esperança?

E se Jesus quisesse ouvir minha oração?
Se Ele escutasse atento o meu balbuciar?
Eu quisera exprimir a voz do coração;
Mas, ai, não sei rezar!

Confio me darás, Senhora, o teu ensino,
Para fazer do peito em prece o Seu altar.
Tu que a Jesus conheces desde pequenino.
Ensina-me a rezar!


Hoje é dia da NOVENA PERPÉTUA A VIRGEM IMACULADA NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA. Reze Conosco! CLIQUE AQUI ou acesse a coluna lateral à sua direita.




USE A MEDALHA MILAGROSA




Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.



FONTE: livro Nossa Senhora, Fulton J. Sheen, Edições Paulinas, 1953, excertos do “Nossa Senhora da Redenção”, pp. 144-146 – O título é nosso assim como os destaques. Texto revisto e atualizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário